O Alto Tietê registrou um aumento de 55,5% no número de óbitos em acidentes de trânsito no mês de novembro em comparação com o mesmo período de 2021, conforme dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga). Foram 14 óbitos em um total de 423 acidentes no mês, enquanto, em novembro do ano passado, foram nove óbitos em 449 acidentes. O índice de mortalidade no mês foi de 3,3%. De janeiro a novembro deste ano, houve 4.534 acidentes na região, e no mesmo período do ano passado, 4.636 ocorrências - queda de 2,2%.
Mogi das Cruzes foi a cidade que registrou o maior número de mortes em acidentes de trânsito em novembro, sendo cinco óbitos em 143 acidentes, equivalendo a uma taxa de mortalidade de 3,4%. Três vítimas eram motociclistas, uma era pedestre e outra dirigia um automóvel. No mesmo período do ano passado, foram três mortes em 118 acidentes, o que representa um aumento de 66,6% no número de óbitos.
Em Itaquaquecetuba, houve três óbitos no mês passado. A cidade registrou 91 acidentes de trânsito, e 17 deles foram por colisão. Em novembro do ano passado, houve 78 acidentes, o que representa um aumento de 16,6% no número de acidentes de trânsito. Já em Arujá houve dois óbitos em novembro deste ano e um no mesmo mês de 2021. As duas vítimas eram motociclistas.
Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Santa Isabel registraram um óbito cada em novembro. Não há registro de acidentes fatais em Suzano em novembro de 2021, porém, entre janeiro e novembro deste ano, foram 12 óbitos registrados. A morte registrada em novembro foi em decorrência de um atropelamento.
Em Ferraz de Vasconcelos, foram registrados 13 acidentes no mês de novembro. Já em novembro do ano passado, houve 22 acidentes, representando uma queda de 40,9%. O município registrou uma vítima fatal, que era um motociclista e veio a óbito no local. Cinco dos 13 acidentes no município ocorreram por colisão e um por atropelamento. A cidade tem nove óbitos neste ano.
Em Santa Isabel houve um óbito por acidente de trânsito em novembro, mantendo o mesmo número de novembro de 2021. O município registrou também 16 acidentes de trânsito, sendo seis deles por colisão e um atropelamento. No acidente com uma vítima fatal, outro automóvel estava envolvido. Entre janeiro e novembro, foram 12 óbitos na cidade.
Poá, Salesópolis, Guararema e Biritiba Mirim constam apenas os dados de acidentes de trânsito no Infosiga, sendo eles: 21 em Poá, 14 em Guararema, seis em Salesópolis e cinco em Biritiba Mirim.
*Texto supervisionado pelo editor.