Mogi - A cidade ficou em 34º lugar na edição 2022 do Prêmio Cidadania no Campo, que aponta os municípios paulistas com o melhor desempenho no desenvolvimento rural sustentável, de acordo com parâmetros técnicos de boas práticas. O resultado foi divulgado nesta semana pelo governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
O "Cidadania no Campo - Município Agro" é executado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo em parceria com as Prefeituras que participam do Sistema Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável. A iniciativa incentiva, por meio de mecanismos técnicos, o desenvolvimento e a implantação de políticas públicas relacionadas ao setor agropecuário.
"O Programa Cidadania no Campo tem como objetivo estimular as Prefeituras a implementar agendas estratégicas para fortalecer a gestão rural local, melhorar a produtividade e a sustentabilidade do agronegócio", explica o secretário municipal de Agricultura, Felipe Almeida, lembrando que Mogi das Cruzes saltou da 81ª colocação em 2021 para os 50 primeiros deste ano.
O prêmio se baseia em 10 critérios técnicos: Estrutura Institucional; Infraestrutura Rural; Produção, Distribuição e Consumo Sustentável; Defesa Agropecuária; Abastecimento e Segurança Alimentar; Fortalecimento Social do Campo; Solo e Água; Biodiversidade; Resiliência e Adaptação às Mudanças Climáticas e Interação Campo-Cidade.