Um evento na manhã deste sábado (17) marcou as comemorações dos 20 anos da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes, com homenagens a guardas aposentados. A solenidade ocorreu no Polo de Segurança, instalado na avenida Lourenço de Souza Franco, 1.010, em Jundiapeba.

Além de celebrar as duas décadas da Guarda Municipal, o dia 17 de dezembro passa a ser comemorado o Dia do Guarda Municipal, em Mogi. A data foi instituída pela Lei nº 7.737, de 19 de novembro de 2021, promulgada pela atual gestão. O efetivo atual de guardas é de 245 profissionais, sendo 29 alunos.

A Guarda Municipal é composta pelos grupamentos: Ronda Escolar, Patrulha Rural, Patrulha Maria da Penha, Ronda Ostensiva com Motocicletas (ROMO) e Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), além da Patrulha Ambiental, criada na atual gestão, e em breve, deve ser instalado o canil. Está previsto para o próximo ano, o Centro de Operações Integrado, na avenida Miguel Gemma.

Entre as conquistas da segurança na cidade ao longo deste ano, a Prefeitura de Mogi das Cruzes destacou a parceria para integração de câmeras de monitoramento, treinamento de 32 novos guardas municipais; a ampliação do trabalho de segurança da Atividade Delegada; a chegada de novos veículos que reforçaram as frotas da Patrulha Rural e da Defesa Civil, e a queda em indicadores de violência.

No evento, foram homenageados guardas municipais aposentados
No evento, foram homenageados guardas municipais aposentados - Reprodução

Histórico

Até 2002, eram 168 profissionais com a função de vigias, quando foram transformados em guardas municipais. Após preparação e treinamento, em 2003, os guardas foram apresentados à população e tinham como atribuição inicial rondas em escolas e em postos de saúde.

Com criação da Secretaria de Segurança, em 2009, a guarda passa a ter uma função mais ostensiva. O Estatuto da Guarda Municipal, que define a estrutura, qualificação, níveis e patentes, foi criado no ano seguinte. O armamento para os guardas foi entregue em 2020.