Suzano- Com a chegada das festas de fim de ano, a movimentação no comércio aumenta neste momento as pessoas aproveitam para fazer compras e garantir os presentes de Natal, por exemplo, porém este também é o período que crescem o número de roubos e furtos. Pensando nisso, a Prefeitura de Suzano antecipou e deu início à Operação Natal Seguro na manhã de ontem (7). A cerimônia também contou com a apresentação de 16 novos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), seis novos integrantes da Patrulha Ambiental que foi reativada no município, além de viaturas, armamento e o anúncio de um novo batalhão da GCM.
A Operação Natal Seguro é realizada especificamente nesta época do ano pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, por meio da GCM e executada em conjunto com a Polícia Militar (PM) e a Polícia Civil, para garantir a segurança do grande público que circula na área central e em outras regiões da cidade. A iniciativa se estenderá durante todo o mês de dezembro.
O lançamento ação ocorreu no Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa com a presença do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL); o secretário da Pasta, Afrânio Evaristo da Silva; a comandante da GCM, Rosemary Caxito; o delegado do município, Alexandre Dias; e pela Câmara Municipal de Suzano, o vereador Rogério Aparecido Castilho (PSB).
Para reforçar o efetivo durante a ação, foram apresentados 16 novos GCMs que concluíram a formação na semana passada e já irão iniciar o patrulhamento durante a operação. "A Operação Natal Seguro vai contar com 20 agentes todos os dias na área central, com apoio da Ronda Ostensiva Motorizada (Romo) e do canil que vão integrar a equipe fazendo o patrulhamento do centro expandido", informou o secretário.
Ashiuchi ressaltou que "as ações também serão realizadas em outros centros comerciais da cidade, como nos bairros Dona Benta e Palmeiras, por exemplo. Além disso, a população pode contar com o apoio do patrulhamento que não deixa de ter na cidade, como os da própria GCM, PM e Polícia Civil, mas também os monitoramentos da Central de Segurança Integrada (CSI)".
Segundo o chefe da Pasta, desde 2018, a GCM de Suzano tem o direito ao porte de arma de fogo. "O prefeito entendeu essa necessidade e não mediu esforços para que a gente conseguisse tramitar toda a documentação, junto à Polícia Federal e ao Exército para armar a GCM". De acordo com Silva, todos os GCMs vêm com a formação e o preparo para utilizar qualquer tipo de armamento. "No total, recebemos hoje 76 pistolas 9 milímetros de última geração, sendo 73 provenientes de uma emenda parlamentar da deputada federal Kátia Sastre (PL) e três de uma emenda do vereador Rogério Castilho", finalizou.
Para o prefeito, é necessário ter um efetivo preparado. "Uma Guarda armada, forte, que vai somar com a Militar em prol da segurança da população é inevitável. E o papel da GCM a cada ano que passa é se fazer presente, mais focada ainda na segurança, não só patrimonial, como da cidade como um todo", destacou Ashiuchi.
A comandante da GCM, Rosemary Caxito, elogiou as ações tomadas pela prefeitura e deu boas-vindas aos novos agentes da corporação. "Cada conquista que a Guarda tem é uma emoção muito grande para a tropa, que fica sempre na expectativa que a nossa condição avance para que possamos ofertar à população um trabalho com vista a tudo aquilo que o município necessita", afirmou.
Novidade
De acordo com o prefeito, a Guarda Municipal também vai contar com um novo batalhão. "O novo quartel da Guarda Municipal já está sendo reformulado, reformado, construído e adaptado às necessidades de todo o efetivo". Ashiuchi também falou sobre o renascimento da Guarda Ambiental no município. "O nosso comandante é biólogo, o que é fundamental para que a gente tenha bastante resultados, principalmente no combate ao parcelamento ilegal de solo. Vamos intensificar esse trabalho na cidade", concluiu.