Mogi - O prefeito Caio Cunha entregou a diretores da AGCO/Valtra a certificação do Programa Mogiano de Atração de Investimentos e Geração de Empregos (Promae). Com a certificação, fica previsto que a indústria invista na cidade no período 2022-2024, com a estimativa de criar pelo menos 150 empregos, sendo 51% das vagas destinadas a moradores de Mogi das Cruzes. Nos últimos dois anos (2021-2022), a empresa gerou 560 postos de trabalho. A assinatura da concessão ao programa ocorreu na semana passada, na sede da empresa, em Braz Cubas.

O Promae, segundo a administração municipal, promove a concessão de benefícios fiscais e tributários para empresas, com o objetivo de atrair a instalação de novos empreendimentos no município, projetos de expansão de empresas, e assim estimular a geração de empregos na cidade. A AGCO do Brasil Soluções Agrícolas foi qualificada após análise documental aprovada pelo Grupo Executivo de Incentivos Fiscais (GEIF), que é composto pelos nossos secretários municipais das Pastas de Desenvolvimento Econômico e Inovação, de Finanças e de Planejamento e Urbanismo.

"Mais investimentos na nossa cidade, mais empregos criados, mais desenvolvimento e a economia girando. Esta é uma das bases do nosso governo: o mogiano trabalhando em Mogi. Por este motivo, temos investido esforços para criar um ambiente favorável para as empresas em nossa cidade", afirmou o prefeito.

A empresa anunciou a construção de um Centro de Desenvolvimento de Tecnologia e Produtos, a produção de tratores agrícolas Fendt (sendo a planta de Mogi a primeira fora da Alemanha a fabricar esta linha) e a ampliação da produção de tratores de alta potência.

Os prazos de duração do contrato do Promae variam de acordo com os segmentos, que incluem indústrias, atacadistas, centros de distribuição e unidades de logística; comércio varejista; prestação de serviço; loteamentos empresariais localizados em áreas industriais e call center.

Entre os benefícios concedidos, estão a isenção do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) do imóvel, e a redução da alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), que incida sobre as atividades, para 2%.

O prefeito recebeu da empresa, como compensação ambiental, um trator agrícola zero-quilômetro, que será usado pela Secretaria de Verde e Meio Ambiente na manutenção do Parque Natural Chiquinho Veríssimo.