Após um período bastante turbulento em função da pandemia do novo coronavírus, o comércio do Alto Tietê respirou mais aliviado em 2022 e comemora, ainda que de forma tímida, os resultados obtidos ao longo do ano. O fim das restrições, a antecipação do décimo terceiro de aposentados e pensionistas do INSS e a Copa do Mundo foram alguns dos fatores que influenciaram para uma melhora no setor, que ainda enfrenta desafios.
Para a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), o ano de 2022 registrou o início da recuperação econômica do País e, consequentemente, do comércio mogiano, que é responsável por gerar mais de 23 mil empregos formais. De acordo com a entidade, as injeções financeiras realizadas no primeiro semestre, que incluíram, além da antecipação do décimo terceiro de aposentados e pensionistas, a liberação do saque extraordinário do FGTS e a ampliação do Auxílio Brasil, permitiram que o setor encontrasse um cenário mais positivo nos últimos meses.
"Os últimos dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE, mostram o avanço das vendas do comércio varejista que cresceu 0,4% de setembro para outubro. Esta é a terceira alta seguida do índice. O PIB do terceiro trimestre, que alcançou R$ 2,5 trilhões, reforça o bom momento e é uma mostra da retomada da atividade econômica, que beneficia todos os setores produtivos", acrescentou a associação, em nota.
A extensão da vacinação de Covid-19 e a suspensão das medidas restritivas também foram destacadas pela entidade de Mogi e pelo Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomércio), que relembrou as ações adotadas para que o comércio se preparasse para esse novo momento.
"Em janeiro e fevereiro tivemos aumento dos casos e queda nas vendas. O Sincomércio trabalhou rapidamente para negociar o não fechamento obrigatório do comércio e para minimizar as restrições. Em março e abril trabalhamos na recuperação das venda em treinamento dos funcionários e empresários para a nova realidade e os novos tempos e começamos a perceber a retomada do comércio, principalmente serviços, e a melhora das vendas presenciais. Nos meses de maio junho as vendas se consolidaram e estabilizaram, com destaque para Dia das Mães", explicou o presidente Valterli Martinez.
Ele destacou ainda a queda no desemprego na região e novos recordes de venda registrados em outubro, novembro em comparação com 2021. "A Copa do Mundo e Black Friday foram importantes, superando as vendas presencias do ano anteriores e isso foi muito bom para o setor".
Suzano
Para a Associação Comercial Empresarial de Suzano (ACE), foi preciso investir em medidas para trazer o consumidor de volta para as lojas e assim viver momentos mais tranquilos no final de 2022. "Nós promovemos ações de fomento e incentivo ao comércio, incluindo feirões de vendas e campanhas temáticas, como o "Natal Premiado", que oferece cupons gratuitos aos estabelecimentos associados e materiais para o sorteio de prêmios com o objetivo de incentivar o consumo nestes pontos. Ao decorrer do ano, também oferecemos diversos cursos e capacitações para os empresários e trabalhadores do setor, muitos deles em parceria com o Sebrae-SP", explicou.