Mogi - O Programa Municipal de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais inicia nesta quinta-feira (1/12), Dia Mundial de Luta contra a Aids, a edição anual da Campanha Fique Sabendo. A campanha é uma mobilização estadual promovida para intensificar a realização de testes e exames para detecção do vírus HIV e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce.
A ação visa promover o acesso aos testes rápidos, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, vincular as pessoas que vivem com HIV à referência com objetivo de ofertar o tratamento logo após o diagnóstico que, feito de forma precoce, contribui para a diminuição da transmissão e melhoria da qualidade de vida.
Os exames podem ser realizados na Unidade de Atenção aos Programas de Saúde (UAPS) 2 ou em qualquer unidade de saúde do município. Em todos os locais, são obedecidas as normas sanitárias de distanciamento, uso de equipamentos de proteção e desenvolvidas ações para garantir proteção aos usuários e profissionais.
A meta é que cada município realize ações de testagem do HIV e da Sífilis nas unidades de saúde e também nas unidades da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária que aderirem à campanha. "A mesma recomendação aplica-se às ações extramuros, consideradas estratégicas na ampliação de acesso à testagem nas populações mais vulneráveis ao HIV e outras ISTs", explica Daniela Alves Marins, enfermeira responsável pela UAPS 2 (rua Fausta Duarte de Araújo, 412, Jardim Santista). Informações: 4738-5876.
Poá
Na Estação Poá, da Linha 11-Coral da CPTM hoje, entre 17 e 21 horas, haverá uma ação de saúde em referência à data. Profissionais de saúde do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) vão realizar, gratuitamente, 150 testes de HIV e 150 testes de Sífilis. As ações para prevenção ao vírus HIV são em referência à campanha Dezembro Vermelho, com objetivo de orientar sobre formas de prevenção e de transmissão da doença.