Região- As Prefeituras de Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos isentaram os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de pagamento nos ônibus municipais durante os dias da prova, 13 e 20 de novembro. Para as prefeituras, a iniciativa é uma forma de promover o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade à educação superior, visto que muitos participantes moram em bairros distantes daqueles em que serão aplicadas as provas.
Neste domingo (13), os portões das escolas onde o exame será realizado se fecham às 13 horas e a prova pode ser concluída até as 19 horas. Já no próximo domingo (20), a entrada também é permitida até, no máximo, as 13 horas, mas o exame se encerra às 18h30.
Mogi
Os participantes poderão ter acesso ao sistema municipal de transporte gratuitamente, das 9 às 13 horas e das 18 às 22 horas, nos dois dias de prova, de acordo com a Lei Municipal 7.736, de 18 de novembro de 2021. Para tanto, é necessário apresentar comprovante de inscrição, nos formatos impresso ou digital, e documento com foto (RG ou Carteira de Motorista).
Nos dias do exame, agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana acompanharão o trânsito dos locais de prova com maior movimentação de veículos.
Suzano
Para terem acesso ao benefício, os candidatos devem apresentar documento com foto e comprovante de inscrição. Não serão incluídos na gratuidade o sistema de transporte complementar (vans), assim como as linhas intermunicipais. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a concessionária Radial Transporte e a Prefeitura, que não terá despesas com a gratuidade.
O transporte gratuito ocorrerá das 11 às 13 horas, para ida ao local do exame, e das 17 às 19 horas, para o retorno dos participantes às suas residências.
Itaquá
No município também será necessário que os participantes da prova apresentem documento oficial com foto e comprovante de inscrição. A gratuidade começa duas horas antes do início das provas e dura até duas horas após a finalização das atividades.
Ferraz
Como nas outras cidades do Alto Tietê citadas, Ferraz disponibilizará isenção na tarifa dos ônibus municipais para indivíduos que apresentem documento de identidade e comprovante da inscrição no Enem. A gratuidade será válida por duas horas antes e outras duas horas após o exame.
Acesso ao ensino superior
Por meio do exame, estudantes e adultos que têm o ensino médio concluído podem disputar vagas em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas de estudo que podem chegar à 50% ou 100% em universidades particulares, pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni), ou financiamento, parcial ou integral, das mensalidades de cursos de graduação particulares por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).