Região- No Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado hoje, o Hemocentro Transfusão, responsável pelos estoques de sangue de Mogi das Cruzes e Suzano, alerta para a necessidade constante de doação da tipagem O e O-, muito utilizada nos hospitais por ser compatível com diferentes tipos sanguíneos.

De acordo com responsável pela Controladoria do hemocentro, Verena Isabelle, os estoques nas unidades dos dois municípios, que funcional nas Santas Casas de Misericórdia, estão satisfatórios, mas a necessidade de novas doações é diária. "Precisamos sempre da tipagem O e O- porque ela doa para O , A , B , AB , A-, B-, AB-, O-, por isso ter bastante doadores é essencial".

Ela destacou que o hemocentro recebe centenas de pessoas que se preocupam e já fazem doações regulares há muitos anos, porém, para atingir o estoque necessário, é preciso sempre de novos doadores dispostos a ajudar.

 

 

 


"Com um gesto rápido e solidário, é possível salvar vidas de pessoas que necessitam de tratamentos, intervenções médicas, pacientes de doenças crônicas graves e feridos que precisam de transfusão. Em cada doação, uma pessoa pode salvar a vida de até quatro pessoas", explicou.

Para ser doador é preciso seguir alguns pré-requisitos básicos, como ter mais de 18 anos, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições gerais de saúde, estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação), não estar grávida, não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas ou cigarro nas últimas 2 horas antes da doação e não ter feito tatuagem, micropigmentação ou colocado piercing nos últimos 12 meses.

O Homecentro Transfusão destacou ainda que para doar é preciso fazer o agendamento prévio por meio do WhatsApp (11) 4752-9999.  A medida visa uma melhor organização do estoque e também o conforto do doador.