A estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo, no Catar, ontem (24) mobilizou centenas de pessoas em cidades da região. Em Mogi das Cruzes, a população lotou o Largo do Rosário, no centro, para acompanhar a transmissão da vitória do Brasil por 2X0 contra a Sérvia no telão montado pela Prefeitura de Mogi.

A partida emocionou os espectadores e houve no local apresentações musicais do grupo "Pagode do Canta", no intervalo entre o primeiro e segundo tempo do jogo, e após a vitória do Brasil em sua primeira partida no Catar.

O prefeito de Mogi, Caio Cunha (PODE), esteve no local e registrou a visita em suas redes sociais.

As vésperas da Black Friday, que ocorre nesta sexta-feira (25), a movimentação também favoreceu o comércio local. A empreendedora ambulante Samanta Ferreira Nogueira, proprietária do "Pipocas Nogueira", contou que somente pela manhã as vendas triplicaram. "A Black Friday não fez tanta diferença até agora. As vendas até baixaram nas últimas semanas, mas hoje o movimento está bom desde cedo", contou.

No Alto do Ipiranga, a Padaria Tita, ponto tradicional de encontro para transmissão dos jogos da Copa, também recebeu um público animado. Com vuvuzelas em mãos, os clientes e a própria equipe do estabelecimento vestiram, literalmente, a camisa. Gerente da unidade desde a sua inauguração, há 25 anos, Marcílio Lopes da Silva, contou que é a oitava Copa do Mundo que acompanha no local e as expectativas são para altas para a próxima partida da seleção contra a Suíça, no dia 28 (segunda-feira), às 13 horas.

"Nós já vínhamos nos organizando. A estrutura e mercadorias estavam preparadas para a estreia e continuam para os próximos jogos. O número de clientes foi bom e deve melhorar no próximo jogo. Essa é a tendência", contou. Na avaliação do gerente, o número de clientes correspondeu à expectativa, embora tenha sido menor em relação à Copa de 2018.

Região

Outra cidade da região que disponibilizou um telão foi Suzano, que, segundo a Prefeitura, reuniu na estreia da seleção ontem cerca de duas mil pessoas no Parque Max Feffer. A administração suzanense revelou que deve dar continuidade a transmissão dos jogos no parque, não só das partidas da seleção brasileira, como também dos demais países até o fim da Copa.

Já Itaquaquecetuba promoveu o evento Vila da Copa, que, de acordo com a administração municipal, reuniu aproximadamente 2,2 mil pessoas em torno do telão montado na Vila São Carlos. O Executivo informou que o evento ocorreu sem intercorrências, com a ação preventiva da Guarda Civil Municipal (GCM). A Prefeitura informou que pretende manter o local para exibição de todos os jogos do Brasil na Copa.

Próximas partidas

Pela primeira fase da competição, o time brasileiro jogará novamente na próxima segunda-feira (28), às 13 horas, contra a Suíça, e no dia 2 de dezembro, às 16 horas, contra Camarões.