Região - Neste Dia de Finados, comemorado hoje, dedicado a homenagens para aqueles que já se foram, o movimento deve ser grande nos cemitérios da região. De acordo com Prefeituras ouvidas pela reportagem, mais de 150 mil pessoas devem passar pelos locais, que tiveram reforço na limpeza e manutenção. 

A Prefeitura de Mogi das Cruzes aguarda cerca de 100 mil visitantes nos cemitérios da Saudade, em Braz Cubas; São Salvador, na região central, e Sabaúna. Os dois primeiros estarão abertos para visitação das 8 horas às 17h30, e o último, das 8 horas às 16h30. A administração municipal destacou que podem ocorrer interdições no trânsito visando "dar mais segurança aos mogianos e facilitar a montagem da estrutura do comércio". A limpeza dos cemitérios foi reforçada.

Em Itaquaquecetuba são esperados 17 mil visitantes nos cemitérios Caminho do Céu, na Vila Virgínia, o Central e o Morada da Paz, no Jardim São Paulo. De acordo com a Prefeitura, são 3 mil túmulos particulares, mais de 10 mil sepulturas e mais de 2,5 mil ossários. Por questões sanitárias, vasos e recipientes que possam acumular água não são permitidos. A cidade também reforçou os trabalhos de manutenção e conservação. 

Os cemitérios São Sebastião, no Sítio São José, e São João Batista, no Parque Alvorada, em Suzano, estarão abertos ao público das 8 às 17 horas. São esperadas 40 mil pessoas. Haverá no São Sebastião três missas - às 8 horas, às 10 horas e às 15 horas, e no São João Batista, às 10 horas e às 15 horas.

Ferraz de Vasconcelos conta com os cemitérios do Cambiri e da Saudade. A Prefeitura recomenda que as pessoas evitem levar vasos de plantas que possam acumular água para evitar a proliferação do mosquito da dengue. Os cemitérios funcionam das 8 às 17 horas.

Já em Guararema, a recomendação é pelo uso de máscara e álcool em gel. De acordo com a Prefeitura, a via em frente ao Cemitério Municipal será interditada "para dar lugar aos boxes de vendas de flores, velas e artigos religiosos". Motoristas e pedestres serão auxiliados por um agente de trânsito.

No município de Arujá, deve ser feito o isolamento nas ruas principais dos cemitérios, visando garantir a segurança dos visitantes com a presença de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e de Trânsito. A Prefeitura afirmou que mantém o protocolo da Vigilância Sanitária, disponibilizando álcool em gel e orientando os visitantes a colocar areia nos vasos de plantas e não deixar água parada, para evitar o risco de dengue. A administração municipal espera de 4 a 5 mil visitas, das 8 às 17 horas.

A Prefeitura de Poá informa que diversas missas serão feitas no Cemitério da Paz, ministradas por diferentes padres das paróquias municipais. As celebrações estão agendadas para às 8 horas, às 9h30, 11 horas, 12h30, 14 horas e 16 horas.

*Texto supervisionado pelo texto.