A Associação Social para Educação e Tratamento dos Especiais (Asete) lançou, no ultimo dia 19, o projeto "Reabilitar para Construir uma Esperança", que assiste 40 pacientes entre 18 e 59 anos de todo o Alto Tietê com deficiência intelectual e motora e necessidade de atendimento fisioterápicos, hidroterápicos, psicológicos, assistência social e médico. Os serviços serão prestados no decorrer de 23 meses, de forma individual e personalizada, e visam melhorar a saúde física e intelectual, além de fortalecer as relações sociais.

A coordenadora do projeto, Priscila de Almeida, explicou que a equipe de profissionais é formada por fisioterapeuta de hidroterapia, fisioterapeuta solo, psicóloga, assistente social, auxiliar técnica e médico. "O atendimento do médico será uma vez no mês e das terapeutas uma vez na semana. Todos os assistidos serão atendidos por todos os profissionais.", comentou.

Priscila contou que a iniciativa se baseia em cinco objetivos principais, com foco no "desenvolvimento das potencialidades físicas, intelectuais e emocional; além de minimizar os prejuízos de ordem emocional, física e social; melhorar a compreensão cognitiva, no tônus muscular e mobilidade global; inclusão dos atendidos na rede escolar municipal/estadual com a socialização em sala e no cotidiano; e orientar as famílias para dar continuidade às condutas terapêuticas no lar".

Outro destaque é que a ação visa gerar uma melhora no convívio social de todos os envolvidos "Este projeto vai trazer grandes benefícios na saúde física, mental e intelectual, tanto do assistido, quanto da família, pois fortalece as relações sociais, melhorando a autoestima e autonomia para as atividades da vida diária, além de melhorar a habilitação e reabilitação física e motora", explicou a coordenadora do programa.

Por ora, os atendimentos estão na fase de triagem para avaliar se o paciente está apto ou não para ingressar no projeto, sendo que, das 40 vagas disponíveis, ainda há algumas abertas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4721-1905. 

Instituição

A Asete é uma ONG que promove atendimentos gratuitos de defesa dos direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços e apoio à família, direcionando os esforços na melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência.

A associação foi fundada em outubro de 1985 por um grupo de pais que buscavam atendimento aos seus filhos.  

 *Texto supervisionado pelo editor