Alto Tietê - Faltando um dia para o primeiro turno das eleições gerais, o Grupo MogiNews/DAT apurou que os locais de votação em algumas das cidades do Alto Tietê sofreram alterações de endereço desde as últimas eleições municipais em 2020, segundo informações de cartórios eleitorais de seis cidades da região (Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquá, Ferraz, Poá e Arujá).

Na cidade de Mogi das Cruzes os chefes de cartório das 287ª e 319ª Zonas Eleitorais informaram que não ocorreram alterações de endereço dos pontos de votação. No entanto, a chefia da 74ª Zona Eleitoral confirmou a mudança da antiga escola Raízes, na rua Gustavo Vieira de Lima, n°129, para a Escola Municipal Antonio Nacif Salemi, na Av. Maria Osório Valle, 271, no Alto do Ipiranga. O Cartório Eleitoral também informou que pediu ao novo estabelecimento para tornar público, por meio de uma faixa, o novo endereço para os votantes para evitar o extravio.

O Cartório da 401ª Zona Eleitoral, em Ferraz de Vasconcelos, informou que a escola EMEE Monteiro Lobato, localizado na Rua Lourenço Paganucci, n° 1133, foi desativada pelo município. "Desta forma, as cinco seções do local foram redirecionadas para o ponto mais próximo - neste caso, a EMEF Halim Abissamra, situada na rua Jacira Teixeira de Camargo, s/n, Vila Arbame", informou a Justiça Eleitoral.

O Cartório responsável pela 181ª Zona Eleitoral, de Suzano, confirmou alteração de endereço de um local de votação para o Colégio Unisuz, situado na Rua Barão do Rio Branco, 397. No entanto, a chefia não soube informar qual era o último endereço das seções. O Cartório da 415ª Zona Eleitoral, confirmou a manutenção nos endereços das seções.

Segundo o Cartório da 377ª Zona Eleitoral, de Itaquaquecetuba, não houve qualquer alteração no endereço dos locais de votação. Até o fechamento da matéria, a 419ª Zona Eleitoral não respondeu aos questionamentos.

Em Poá, o Cartório da 219ª Zona Eleitoral declarou que as seções se mantiveram as mesmas em comparação à eleição de 2020 - o mesmo foi apontado pela 335ª Zona Eleitoral do cartório de Arujá.

Alterações sobre o endereço do local de votação e demais informações sobre o processo eleitoral estão disponíveis pelo aplicativo "e-Título", na aba "onde votar". O aplicativo está disponível para download em celulares Android e iOS; O Tribunal Superio Eleitoral (TSE) reitera que sábado (1°) é o último dia em que o aplicativo emitirá o título digital.

Para esclarecimento de dúvidas, o TSE disponibilizou o telefone (61) 9637-1078 via Whatsapp, ou [www.tse.jus.br].

Texto supervisionado pelo editor*