Região - As escolas do Alto Tietê contam com pelo menos 18.004 professores somados aos profissionais da rede pública estadual e municipal. Segundo dados fornecidos pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, são 10.075 professores nos colégios estaduais da região e, de acordo com sete prefeituras, 7.929 docentes nas escolas municipais. As cidades de Salesópolis, Guararema e Biritiba Mirim não responderam à reportagem até o fechamento desta edição.
No Diário Oficial do Estado do dia 6 de outubro, o governador Rodrigo Garcia (PSD) autorizou a realização de concurso público para a contratação de 15 mil professores, sendo 10,7 mil com ingresso em jornada ampliada de 40 horas e 4,3 mil em jornada completa de 25 horas. Os ingressantes estão enquadrados no novo plano de carreira docente de R$ 5 mil em jornada de 40 horas. Também existe a possibilidade de trabalhar em escola de tempo integral, com gratificação de mais R$ 2 mil.
Em Mogi das Cruzes, a Prefeitura conta com 1.448 docentes, sendo 1.369 da Educação Básica I e 79 da Educação Básica II. A Pasta informou que não há previsão para novos concursos, mas que contratações estão sendo realizadas conforme a demanda por meio de concurso público homologado no mês de março, que se estende por dois anos e pode ser prorrogado.
Estado
A Secretaria do Estado informou que há 2,4 mil professores na rede estadual de Suzano, enquanto a Prefeitura declarou um total de 1.562 concursados pelo município. De acordo com a administração municipal, há um concurso em vigência desde março de 2018, que se encerra em dezembro, e outro realizado em maio do ano passado, que será homologado em janeiro de 2023 para iniciar as convocações. Em um primeiro momento, serão contratados 24 professores e dois diretores. (G.C.)