Mogi - Além das atividades voltadas à defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, que nesta semana têm como destaque a palestra "Metodologias de prevenção de violência sexual contra crianças e adolescentes na perspectiva da autoproteção", comandada por Caroline Arcari e apresentada em três diferentes locais, a três distintos públicos, a Secretaria Municipal de Assistência Social também tem uma programação especial voltadas aos idosos, em alusão ao 1º de outubro, que é o Dia Internacional do Idoso e que faz com que outubro seja o Mês do Idoso.

Hoje e amanhã (7 e 8), haverá duas atividades na Vila Dignidade. A primeira delas será uma palestra em parceria com a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Braz Cubas, que será às 9h30 desta sexta-feira. Já no sábado (8), às 14 horas, o equipamento será palco para um sarau em parceria com o Lions Clube Itapeti.

Inaugurada em 2015, a Vila Dignidade é um condomínio formado por 22 residências voltadas a idosos em situação de vulnerabilidade econômica e social, porém independentes. Trata-se de um serviço de acolhimento na modalidade república, que busca ofertar dignidade e qualidade de vida para pessoas que não possuem imóvel próprio e tiveram os vínculos familiares fragilizados ou rompidos.

Centro Dia

Também está em andamento a programação especial no Centro Dia do Idoso. O local já recebeu ao longo da semana atividades como visitas de escola, dança circular, roda de conversa e as próximas ações serão mais uma roda de conversa no dia 14 de outubro, às 9h30, com o tema "Direitos da pessoa idosa e prevenção à violência ao idoso", mais uma visita, da próxima vez de alunos da Escola Guiomar Pinheiro Franco, que está agendada para as 9h20 do dia 20 de outubro. A programação terminará em 28 de outubro, com o Baile da Primavera, a partir das 13h30.

O Centro Dia do Idoso oferta atendimento especializado a pessoas idosas com algum grau de dependência, cujos familiares não têm disponibilidade para proverem os cuidados necessários ao longo de todo o dia. O local oferece alimentação, atividades de lazer, cultura, banheiros adaptados, área de descanso, sala de convivência com TV e enfermaria. O idoso permanece no local durante o dia e volta para casa no final da tarde.

ILPI

A programação especial do Mês do Idoso terá continuidade ao longo das próximas semanas, com mais eventos, como um baile à fantasia na Casa São Vicente de Paulo, que está marcado para o dia 15 de outubro, das 18 às 22 horas e visa arrecadar verba para a reforma da instituição de longa permanência para idosos (ILPI) gerida pela entidade. O baile será aberto a toda a população, no salão da Central da Sociedade São Vicente Paulo (Rua São João, 802, centro) e terá música ao vivo e venda de bebidas e pastel.

As ILPIs são destinadas a pessoas idosas independentes ou com algum grau de dependência, que não tenham possibilidade de se autossustentar e nem de conviver com familiares, seja por questão de negligência ou violência, além de idosos em situação de abandono e de rua. Atualmente, há na cidade cinco instituições, que ofertam 108 vagas. A Casa São Vicente de Paulo é uma delas, com 16 vagas no total.