Mogi - A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou a aplicação da prova "e-Aprendi", processo elaborado e desenvolvido pelos profissionais da rede municipal de Ensino. As avaliações acontecem em todas as escolas públicas municipais até o dia 27 de outubro. 

A prova está em sua segunda edição, e será aplicada no modelo digital aos estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e os alunos do 1º ano farão a versão impressa da avaliação. Segundo a Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, serão avaliadas as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, com o objetivo de comparar o progresso dos estudantes durante o ano letivo, e a prova será aplicada na plataforma "Simulados", criada com recursos técnicos da Secretaria de Educação. 

O processo de checagem do desempenho dos alunos acontecerá de forma local, com cada unidade definindo a data de aplicação, comunicando previamente pais e responsáveis, reforçando a necessidade de sua presença. A prefeitura reforça que os responsáveis deverão procurar a unidade escolar do aluno para confirmar o dia da prova, e que serão disponibilizados recursos para a acessibilidade de alunos com deficiência.

A pasta de Educação reforçou em nota que a prova tem sido tema de formações e qualificações dos profissionais da rede, por meio de webinários de formação elementar para professores e na Reunião de Organização do Trabalho Escolar (Rote), evento que reuniu todas as unidades da rede municipal de ensino no mês de agosto. "Isso é parte fundamental do programa 'Aprender Mais e Ninguém Pra Trás', que contempla a recomposição, recuperação e ampliação das aprendizagens", informou a direção da secretaria. 

"A prova e-Aprendi gera dados para o desenvolvimento das políticas públicas da Secretaria de Educação e a qualificação das aprendizagens dos estudantes. Os resultados servirão como base para o planejamento das Orientações Didáticas e das formações de 2023. Para as escolas, a E-Aprendi alimenta a instituição e os professores com elementos para a análise e replanejamento de propostas pedagógicas a favor da aprendizagem dos alunos, junto a outros instrumentos de avaliação", explica a secretária de Educação de Mogi das Cruzes, Patricia Helen Gomes dos Santos. 

Em abril deste ano, a Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes anunciou a aplicação do e-Aprendi para cerca de 20,5 mil alunos do 2º ao 5º anos do Ensino Fundamental, por meio da plataforma virtual, para a avaliação prévia do desempenho dos estudantes das escolas públicas de Mogi das Cruzes.

A Prefeitura reforçou que a plataforma Simulados está disponível para download em smartphones e tablets do sistema operacional Android, em [play.google.com], e na internet. A plataforma Simulados, em que será feita a E-Aprendi, também oferece diversas atividades on-line para os estudantes testarem e aplicarem seus conhecimentos.