Mogi - A Prefeitura de Mogi das Cruzes confirmou na manhã de ontem o convite ao vereador Pedro Komura (PSDB) para integrar o secretariado municipal durante o processo de reforma do primeiro escalão da administração municipal.
O convite, segundo o gabinete do vereador, teria sido feito na semana passada pelo prefeito Caio Cunha (Pode), que pretende fazer ao menos três trocas em seu gabinete. A proposta foi aceita pelo parlamentar, que está em seu nono mandato e deve assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação a partir da próxima semana.
O vereador fez uso da tribuna da Câmara Municipal no Pequeno Expediente da sessão de ontem (26) para dar mais detalhes sobre sua escolha. Ele ressaltou os 34 anos dedicados ao município no cargo de vereador e os novos desafios como secretário: "É um novo desafio para mim, mas acompanho ao longo dos anos a demanda das empresas neste setor, a vinda de novas empresas para a cidade, os novos investimentos, e agora vou poder estar do outro lado. Continuo vereador, mas as boas ideias que partem da Câmara vamos analisar e implementar", prometeu.
Durante os trabalhos do expediente da Câmara, diversos integrantes do Poder Legislativo despediram-se do decano da Casa de Leis. Vereadores do bloco de oposição ao prefeito também fizeram elogios pela escolha e desejaram boa sorte na nova empreitada. Francimário Vieira (PL), o Farofa, espera que o contato entre a Pasta de Desenvolvimento Econômico e a Câmara seja facilitado.
O primeiro suplente que assume a vaga licenciada por Pedro Komura é Gustavo Siqueira (PSDB), 39 anos, que obteve 1.060 votos nas eleições de 2020. Segundo a Câmara, a posse deve ocorrer no dia 8 de novembro.
Secretariado
Segundo a Prefeitura, o atual titular do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli permanecerá na Chefia de Gabinete. Outra mudança será na direção-geral do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), que caberá ao secretário de Governo, Francisco Cochi de Camargo. A Secretaria de Governo terá como responsável o atual secretário de Gestão, Maurício Juvenal, que será substituído pelo servidor Jony dos Santos, que atua no setor.