Alto Tietê - As cidades da região estão se mobilizando para atender ao aumento da demanda de famílias cadastradas no sistema Cadastro Único (CadÚnico), do Ministério da Cidadania, para a manutenção do pagamento de benefícios federais. Segundo dados de agosto, a região contava com 239.702 famílias cadastradas, e desse total, 147.495 haviam feito a atualização. O prazo para famílias cadastradas em 2016 e 2017 que não fizeram a atualização de dados se encerraria nesta semana, mas o governo federal prorrogou até o dia 11 de novembro.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que a cidade conta com 58.975 famílias referenciadas no Cadastro Único, mas que 2.183 famílias não fizeram a atualização de dados necessária. O atendimento, segundo a municipalidade, está acontecendo na Central do Cadastro Único (rua Francisco Franco, 133, centro). Até o momento, não houve ampliação nos horários de atendimento.

Em Suzano há 116.177 pessoas cadastradas no sistema, segundo a Prefeitura, que confirmou a alta procura, e reforçou que tem feito também o atendimento agendado aos sábados. A atualização está sendo feita nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), em horário comercial, nas unidades Sesc, Casa Branca, Centro, Jardim Varan e Parque Palmeiras.

Em Santa Isabel, a prefeitura afirmou que 2.186 das 6.810 famílias cadastradas precisam da atualização, que pode ser feita na central do CadÚnico (rua Prefeito Basílio de Alvarenga, nº 1000) de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. "A cidade está fazendo o levantamento e mapeamento das famílias para a busca ativa e ações volantes nos bairros, ampliando o atendimento", explicou em nota.

A Prefeitura de Poá contabiliza 19.410 famílias inscritas, porém "mais de duas mil" precisam da atualização de dados. A administração municipal tem realizado mutirões aos sábados e afirmou que pretende retomar os trabalhos extraordinários em breve, em complemento aos Cras nos bairros Biritiba, Vila Jaú, Jardim São José e Kemel. Já em Arujá, 410 pessoas das cerca de 33 mil cadastradas ainda devem fazer a atualização. O atendimento ocorre na unidade localizada na avenida dos Expedicionários, nº 866, centro.

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos informou que 27.132 famílias estão cadastradas na cidade, e que o atendimento para a atualização acontece no Centro de Integração da Cidadania (CIC), localizado na avenida Governador Jânio Quadros, 967, no Parque Dourado. O número de atendentes aumentou para suprir a demanda.

Em Itaquaquecetuba, 48,6 mil famílias estão cadastradas, segundo a administração municipal. Com a procura acima do planejado, por famílias que não precisam da atualização, os atendimentos, segundo a Prefeitura, são realizados preferencialmente de forma agendada no posto, que fica na avenida Emancipação, 37, centro.

Guararema possui 5.699 famílias cadastradas, segundo dados de julho, e os atendimentos para atualização seguem na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (rua Dr. Pedro de Toledo, 89, centro).