Mogi - Moradores de Sabaúna, em Mogi das Cruzes, pedem a instalação de guard rails na avenida José Figueira, próximo ao ramal ferroviário. Segundo Roberta Jacques Vieira Cordeiro, que é caseira de um sítio na via, o tráfego de veículos é intenso e os constantes acidentes colocam em risco a segurança de moradores. No dia 13 de setembro, por volta das 20 horas, um carro capotou e invadiu em alta velocidade o sítio onde Roberta trabalha. O casal que ocupava o veículo teve ferimentos leves.
O motorista, de acordo com Roberta, foi fechado por outro veículo em uma curva. "Foi um susto. Estávamos jantando quando escutamos um barulho imenso e saímos correndo. A princípio achamos que havia crianças no carro, mas quando nos aproximamos, graças a Deus, só tinha o casal, estavam andando e conversando. Prestamos o socorro a eles", informou a caseira do sítio.
De acordo com a moradora, esse não foi o primeiro acidente no local. "Já aconteceu outras vezes. O meu patrão me falou que há dez anos ele solicita a instalação de um guard rail nos arredores do sítio. Eu também já fui algumas vezes na Subprefeitura de Sabaúna fazer essa solicitação, mas não obtive resposta", disse Roberta.
O caseiro Salvio da Mota Siqueira falou sobre a urgência da instalação do equipamento de proteção. "O equipamento é de extrema importância para resguardar não só nos moradores, como a vida dos próprios motorista que passam por aqui uma hora vai acontecer uma trágica", destacou.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Mogi das Cruzes informou que "a implantação de estruturas de segurança viária, como lombadas e guard rails, devem respeitar as regras determinadas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Para lombadas, por exemplo, os equipamentos não devem estar muito próximos a curvas, nem em locais com declividades, pelo risco de causarem acidentes". A Pasta disse ainda que "uma equipe técnica fará uma vistoria para verificar as condições do local e a possibilidade de ampliação na sinalização viária existente, bem como a necessidade e viabilidade de novas estruturas".