Na manhã desta quarta-feira (19) teve início o I Campeonato de Queimada das Escolas de Tempo Integral, promovido pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes. A primeira rodada foi organizada pelo Departamento Pedagógico (Deped) da Pasta, no Clube Campo de Mogi das Cruzes (CCMC), localizado no Parque Monte Líbano. A EM Profª Cleonice Feliciano, sagrou-se a primeira semifinalista do torneio.

O evento tem por objetivo reunir as várias crianças de diferentes realidades de Mogi, utilizando do esporte como instrumento de inclusão social. “Vemos a importância do esporte não só para a questão física, mas também para a tríade do desenvolvimento da criança: o intelecto, o afetivo e o cognitivo. Competir é legal, mas o trabalho em equipe é o mais importante destes jogos”, disse a secretária adjunta de Educação, Andréa Pereira de Souza, que esteve acompanhada pela diretora do Deped, Elisabete Jacques Urizzi Garcia.

Os alunos treinaram durante as oficinas esportivas realizadas durante o período das escolas integrais. A professora de Educação Física da EM Prof. Adolfo Martini (Vila Industrial), Mayra Lourenço de Sena, contou que conversou com as crianças para explicar a importância da participação, em se divertirem e jogarem da maneira que lhes agrada, independentemente do resultado.

No CCMC também estiveram presentes as escolas municipais Prof. Hélio dos Santos Neves, Profª Maria Eugênia Fochi de Araújo e Prof. Rodolpho Melhmann na Vila Natal. “Foi uma gracinha ver o empenho e a dedicação deles. Eles estavam muito felizes. É um aprendizado muito significativo”, disse Edmila Carla Pivoto, diretora da EM Profª Cleonice Feliciano que se classificou para as semifinais.

A próxima rodada será na sexta-feira, dia 21, no Cempre Ver. Ivan Nunes Siqueira, localizado no Oropó. Depois o campeonato segue com jogos na segunda-feira (24), no Cempre Prof. Sérgio Moretti, em Jundiapeba e, em seguida, no dia 26, no Cempre Prof. José Limongi Sobrinho; Botujuru.