A 4ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Mogi das Cruzes ocorre neste domingo. Com tema “Seu conservadorismo não irá nos parar, dá licença que a parada vai passar”, uma crítica à homofobia, a concentração ocorre a partir das 12 horas na avenida Doutor Cândido Xavier de Almeida e Sousa, no Centro Cívico, próximo ao Terminal de Ônibus Estudantes.
Uma realização da ativista por direitos LGBT+ Regina Tavares, contemplada pelo edital “Mais Orgulho”, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), o evento conta com apoio do Fórum Mogiano LGBT, do Coletivo Diversidade Alto Tietê e do Instituto Criarte.
Neste ano, pela primeira vez, a festividade percorrerá algumas ruas da cidade com dois trios elétricos concluindo seu trajeto na avenida Cívica. Segundo a organização do evento, estima-se que 5 mil pessoas participarão da festa pelos Direitos Humanos de pessoas não heterossexuais. A festividade contará com oito cantores, nove DJs, nove drag queens e um grupo de dança.
Direitos
Para Alexandra Braga, uma das organizadoras e apresentadora do evento, o tema desta edição busca trazer reflexão sobre a necessidade de diálogo e criação de projetos que atendam esta comunidade. A rejeição do Conselho da Diversidade e da colocação do evento no Calendário Turístico do município, de acordo com ela, são exemplos de decisões conservadoras que não valorizam ou integram pessoas LGBTs: "A Parada é isso: é fazer a cobrança por Políticas Públicas às pessoas LGBTs”, defendeu.
Ação Social
Segundo Alexandra, o evento também arrecadará brinquedos novos ou usados, em bom estado, que serão doados para crianças em situação de vulnerabilidade no Dia das Crianças, próxima quarta-feira (12). “Nós vamos fazer sorteios de brindes para quem levar um brinquedo”, detalhou sobre a iniciativa social desenvolvida pelos ativistas.
Entretenimento
Durante o evento, ocorrerão apresentações de drag queens, incluindo a ganhadora do Miss Drag Queen Mogiana 2022 e embaixadora desta edição da Parada, Vivian Dilaurients, e a Miss Drag Queen Revelação 2022, Mell Collangeli. O Ballet Danielle de Mogi também participará da festa, assim como diversos cantores e DJs pertencentes à sigla moradores do Alto Tietê.
Serviço:
Dia: 09/10
Horário: 12 horas
Local: Avenida Doutor Cândido Xavier de Almeida e Sousa (Centro Cívico)