Alto Tietê - O segundo turno da eleição ao governo do Estado entre Tarcísio de Freitas (REP) e Fernando Haddad (PT), que será no dia 30 de outubro, promoveu um rearranjo de forças entre as lideranças políticas do Alto Tietê, que redirecionaram seus apoios para o candidato republicano.
Após 100% das urnas apuradas nas dez cidades da região, Haddad - candidato apoiado pelo ex-presidente Luiz inácio Lula da Silva (PT) - conquistou 309.139 votos, enquanto que Tarcísio - ex-ministro da Infraestrutura e apoiado pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu 300.842 votos.
O atual governador e candidato à reeleição, Rodrigo Garcia (PSDB), recebeu o apoio de diversos prefeitos da região, mas chegou em terceiro lugar no Alto Tietê, somando 169.395 votos, concentrados principalmente nas cidades de Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos.
O prefeito de Mogi, Caio Cunha (Pode), que defendeu a candidatura de Garcia no primeiro turno, confirmou seu apoio no segundo turno para Tarcísio de Freitas, após reunião com a executiva nacional de seu partido.
"Tarcísio se comprometeu a manter os investimentos anunciados por Rodrigo Garcia para Mogi das Cruzes - obras e convênios que giram em torno de R $200 milhões, assim como a promessa de que o projeto de instalação do pedágio na Mogi-Dutra não será retomado. Tais garantias eram as condições para eu confirmar meu apoio, mas também sugerimos que Tarcísio, caso eleito, nomeie uma equipe técnica que conheça profundamente o Estado, para que São Paulo siga sendo a locomotiva do Brasil", declarou o prefeito em nota,
O gabinete da Prefeitura de Poá, por sua vez, afirmou que a prefeita Márcia Bin (PSDB) também declarou apoio ao candidato republicano no segundo turno para o governo do Estado. Em Itaquaquecetuba, o prefeito Eduardo Boigues (PP) informou que ainda está avaliando qual candidato receberá seu apoio.
Os deputados recém-reeleitos André do Prado (estadual) e Márcio Alvino (federal), ambos do PL, que obtiveram as maiores votações de seus respectivos cargos no Alto Tietê, lançaram na tarde de terça-feira um vídeo de apoio a Tarcísio de Freitas ao governo estadual. A declaração ocorreu em evento do Partido Liberal (PL) na capital paulista, onde o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL) também gravou um vídeo em apoio ao candidato republicano.
"A partir de agora Tarcísio tem todo o nosso apoio para a arrancada do segundo turno. Com o nosso compromisso para o Hospital Regional do Alto Tietê, a alça do rodoanel e o grande trabalho que irá fazer por São Paulo", declarou.
Neutralidade
O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) emitiu uma nota reforçando a neutralidade diante do pleito: "O Condemat é um órgão apartidário. Os apoios aos candidatos que disputam o segundo turno estão sendo alinhados pelos prefeitos individualmente e conforme orientação partidária".