Mogi- A equipe de Ginástica Artística de Mogi das Cruzes volta de São Sebastião com o bronze pelo 84° Jogos Abertos "Horácio Baby Barioni". A disputa foi marcada pelo acirramento compartilhado entre os 15 municípios que almejavam o ouro e, ao final, além do terceiro posto, Mogi teve destaque entre suas atletas nos aparelhos e resultados individuais.
A delegação de ginástica chegou em São Bernardo no dia 10, e logo no dia seguinte realizaram o primeiro treino preparatório no local, onde iriam disputar já no dia seguinte. No primeiro dia a competição foi disputada nos aparelhos solo e trave, em que passaram sem erros e, no segundo e último dia, enfrentaram salto e barras paralelas.
Com isso, no individual, a jovem ginasta Rebeca Procópio, de 12 anos, garantiu a prata no solo e o bronze nas paralelas assimétricas. Assim, a atleta conquistou a terceira mais alta posição do pódio pela contagem de pontos do individual geral, em que se somam as pontuações do solo, paralelas assimétricas, salto e trave.
Junto de Rebeca, as atletas que formaram o time mogiano foram Giuliana Idalgo, Isadora Freire, Maria Eduarda, Maria Silva e Rafaela de Figueiredo, instruídas pelo técnico Rodrigo Miranda, que contou como foi a preparação para a disputa dos jogos por equipe. “Assim que voltamos dos Jogos Regionais, nós conversamos, fizemos alguns ajustes e resolvemos aumentar todas as notas de partida, ou seja, dificultamos as séries. Então a gente deveria ter uma nota de partida alta, com pouco erro e uma melhor nota final. E foi exatamente isso que a gente fez (...). Traçamos as estratégias e as meninas conseguiram cumprir e deu muito certo para conquistar a terceira colocação”, explicou o treinador.
Nos instantes finais do campeonato, a disputa por equipes pelo bronze se acirrou entre as potências de Boituva, Santos e Mogi, com as táticas mogianas levando a melhor. “É um resultado maravilhoso para a ginástica mogiana e muito gratificante. (...) Esse terceiro lugar representa todo um projeto de base, pois essas meninas entram no ginásio pequenininhas com cinco, seis, sete anos e todas elas são da casa, ou seja, todas elas são formadas no nosso centro de treinamento de Mogi das Cruzes, na vila Industrial”, comentou.
Em paralelo, Miranda também destacou a importância do incentivo da Prefeitura de Mogi das Cruzes para a disputa. “A gente agradece muito a Prefeitura de Mogi e a Secretaria de Esporte que é responsável por todo o traslado, desde a saída de Mogi até São Sebastião, alimentação, hospedagem e o transporte para o ginásio”.
Agora, três atletas se preparam para viajar ao Mato Grosso do Sul, na cidade de Campo Grande, onde irão disputar o Campeonato Brasileiro entre os dias 19 e 24 deste mês. Na categoria pré-infantil Mogi estará representada por Isadora Matos, enquanto no juvenil, Rebeca Procópio e Giuliana Idalgo levarão as cores da bandeira da cidade.