Mogi - O Pró-Mulher de Mogi das Cruzes, localizado no distrito de Braz Cubas, começou ontem a exposição "Mulheres Guerreiras", ensaio fotográfico produzido pelo Centro Oncológico do município. A exposição marcou a abertura da campanha "Outubro Rosa" na cidade.
O evento contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Zeno Morrone Junior, que abriu a mostra e a campanha de conscientização contra o câncer de mama e pela saúde da mulher, juntamente com o diretor do Centro Oncológico, Álvaro Rodrigues.
A exposição "Mulheres Guerreiras" traz imagens de mulheres que enfrentaram ou ainda estão enfrentando o câncer de mama, com inspiração nas guerreiras amazonas, da mitologia grega.
Além da exposição, o primeiro dia da campanha Outubro Rosa foi marcado pela palestra "Empoderamento Feminino nas Pacientes com Câncer de Mama", ministrada por Juliana Falchete, coordenadora do Programa Municipal de Saúde Mental.
Segundo a Prefeitura de Mogi das Cruzes, toda a rede municipal de saúde fará o acolhimento com livre demanda para exame de mamografia para mulheres maiores de 40 anos, que ainda não fizeram o exame preventivo desde o ano passado.
Agenda
Para os dias dias 15 e 22 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou a abertura de sete Postos de Saúde para coletas de Papanicolau: Jardim Ivete, Vila Suíssa, Botujuru, Jardim Maricá, Conjunto Santo Ângelo, Mineração e Vila Nova Aparecida, além do atendimento para mulheres que aguardam por consultas de rotina.