Mogi - A Secretaria de Educação concluiu na última quinta-feira, no auditório do Cemforpe, o ciclo de formação continuada presencial deste ano com professores das creches subvencionadas. A pauta do encontro, organizado pela equipe de Educação Infantil do Departamento Pedagógico (Deped) da Pasta, contou com a participação dos técnicos de Cultura Digital e Avaliação do departamento, além de representantes de diferentes linguagens artísticas, tema das Orientações Didáticas do 4º bimestre.
Ao todo foram quatro encontros ao longo do ano, em datas das reuniões de Organização do Trabalho Escolar (OTE), que abordaram as temáticas das Orientações Didáticas, a Cultura Digital e a Avaliação de forma a contribuir para o desenvolvimento de boas práticas nas unidades escolares. "O percurso formativo foi preparado com muito zelo, retomando as formações presenciais, considerando que estes encontros proporcionam momentos de estudos, reflexões e trocas de experiências", destacou a equipe de Educação Infantil.
Neste último encontro, os professores foram recebidos com obras do artista plástico mogiano Paulo Seccomandi. A exposição faz parte da temática das Orientações Didáticas do 4º bimestre "Encontros com artistas brasileiros".
As Artes ainda foram representadas por Luiz Alberto de Souza, ilustrador, arte-educador e técnico em Artes do Deped; o maestro Allan Caetano, coordenador dos projetos de Educação Musical da Secretaria de Educação e literatura com Juliana Gonçalves Mutafi, pesquisadora de literatura infantil e diretora do Departamento de Cultura da Secretaria de Cultura e Turismo.
ADIs
No mesmo dia, foi realizado o último encontro on-line com as Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI) de creches e escolas municipais e subvencionadas. A palestra foi ministrada pela professora Ana Barbara dos Santos, professora de Educação Infantil na rede pública da cidade de São Paulo há 16 anos, que atualmente exerce a função de formadora na Divisão de Educação Infantil da rede municipal da capital paulista. O encontro trouxe momentos de reflexão sobre a creche como um espaço educativo, onde os relacionamentos se desenvolvem.