Mogi - A segunda turma do curso de capacitação para a função de soldador teve o encerramento das atividades e a formatura de 48 alunos na última  sexta-feira (21). As atividades são uma parceria entre a Prefeitura de Mogi, o governo do Estado e a Agência de Fomento Empresarial (AGFE) e preparam profissionais para atuar no mercado de trabalho.

Com a formatura da segunda turma, 98 profissionais já receberam a capacitação. A primeira turma, com 50 alunos, já havia tido sua formatura no final de setembro.

Uma nova turma já está sendo preparada, com 60 novas vagas. A previsão é que as aulas sejam iniciadas no dia 3 de novembro, com preferência para as pessoas que se inscreveram na primeira etapa da ação.

"É a primeira vez no Estado de São Paulo que a carreta do curso de soldadores permanece em uma mesma cidade para um terceiro ciclo de capacitação, o que mostra a necessidade desta mão de obra especializada e o sucesso da iniciativa", destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli.

Ele lembrou que a administração municipal faz o acompanhamento das necessidades do mercado de trabalho, em conjunto com entidades representativas dos diversos setores econômicos e com a iniciativa privada. Este trabalho serve como base para as ações realizadas.

"Uma das principais diretrizes da Prefeitura para estimular a empregabilidade da população é oferecer capacitações que estejam de acordo com as necessidades do mercado de trabalho. O treinamento para soldadores vai ao encontro disso e, inclusive com a absorção de participantes pelo mercado de trabalho, seja os contratados ou os encaminhados para processos seletivos", explicou Bastianelli. Os profissionais capacitados recebem acompanhamento do programa Mogi Conecta Emprego e são cadastrados nos sistemas também da AGFE.