Itaquá - A Prefeitura de Itaquaquecetuba apresentou nesta sexta-feira (7 de outubro) o balanço do primeiro mês de funcionamento do Centro de Saúde Infantil (CSI), e afirma que mais de 6 mil atendimentos foram realizados na unidade hospitalar.
Conforme apurações da Secretaria de Saúde local, foram promovidos 6.612 atendimentos nos primeiros trinta dias de operação, além de 1.534 exames laboratoriais e de imagem para crianças de até 14 anos de idade. Para a realização de exames, a unidade conta com equipamentos fundamentais para as demandas diárias como monitor multiparâmetro, ventilador mecânico (respirador), eletrocardiograma, oxímetro e cardioversor.
Os atendimentos, segundo a administração municipal, ocorrem por meio de contrato de gestão com o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), que também é responsável pela UPA e o CS 24h.
O município reforça a estrutura inaugurada há um mês, com 35 salas e 107 colaboradores que atendem nas áreas de enfermagem, farmácia, serviço médico, radiológico, nutrição e administrativo.
A secretária de Saúde, Ariana Julião, celebrou a marca e destacou o passo importante para a ampliação dos atendimentos na cidade. "O CSI é uma das nossas maiores conquistas. O número de crianças atendidas representa o tamanho da necessidade de ter um espaço como esse e que atendesse tão bem, como vem sendo. É uma conquista de todas as famílias", disse.
"Trata-se de um novo equipamento que está absorvendo as demandas que antes iam para a UPA e para o CS 24h, agora trazendo mais agilidade e qualidade no atendimento", completou o prefeito Eduardo Boigues (Pode).