Mogi - A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do programa Conduz, promoveu ontem (13) a cerimônia de formatura de 35 alunos que concluíram cursos profissionalizantes gratuitos, promovidos em parceria com o Senac, Sebrae, Senar, Senai e a Suzano Papel e Celulose. Receberam o certificado de conclusão três turmas, que fizeram cursos de costura - inicial e modelagem, ajustes e reformas de roupa e também o curso de empregabilidade rural/ horta comunitária urbana.

No curso de costura, os alunos receberam noções de modelagem básica, para criar blusas personalizadas e adaptar modelos na confecção de novas peças. O curso também incluiu o módulo "descubra-se", que promoveu autoconhecimento, entendimento do comportamento humano, entendimento e reconhecimento de perfis adequados aos cargos organizacionais, compreensão de potenciais conflitos de cada perfil no cargo exercido, reconhecimento de motivadores e como melhorar relacionamentos comerciais e pessoais.

Já no curso de empregabilidade rural/ horta comunitária urbana, os alunos aprenderam práticas de produção de hortaliças agroecológicas e saudáveis, implantaram uma horta na incubadora social, aprenderam a elaborar currículo, a divulgar seu trabalho para a prestação de serviços no campo e a ter um relacionamento interpessoal em sinergia com a economia solidária.

"Cinco meses se passaram desde que eu fui visitá-los lá no início das aulas e hoje só quero parabenizá-los e desejar sucesso. Que esse aprendizado lhes traga muitos frutos. E parabéns também a todos esses atores que se uniram para tornar esses cursos uma realidade", declarou a vice-prefeita, Priscila Yamagami, que participou da solenidade.

O secretário-adjunto de Assistência Social, Tomás Andreetta, também falou sobre a união de forças para concretizar o projeto. "Nossa proposta é da intersetorialidade, que nada mais é do que todos juntos de forma organizada. Nosso objetivo é propagar conhecimento para que vocês possam gerar cada vez mais renda e com mais qualidade", pontuou.

A coordenadora do programa Conduz, Vera Suzart, lembrou de todos os grupos de empreendedores que estão se formando ou já estão consolidados a partir do programa Conduz, bem como do processo de instalação da incubadora social em Jundiapeba.

A solenidade também contou com representantes do Sebrae, Senar e Senai, Gilvanda Figueroa; do consultor de Desenvolvimento Social da Companhia Suzano Papel e Celulose, Adriano Silva Martins; da representante do Senac, Camila Georgia, do representante da CATI, Rafel Capra e do presidente do Sindicato Rural, Benedito de Almeida.

Conduz

O Conduz é um programa municipal de geração de emprego e renda, que visa gerar oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade. Por meio da incubadora social, que funciona no distrito de Jundiapeba, é ofertado um espaço para o desenvolvimento de produtos e capacitação.