A Prefeitura de Mogi das Cruzes entrega hoje, a partir das 10 horas, a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Santa Tereza, que passou por reforma e ampliação. O investimento foi de R$ 664 mil. Além da melhoria na estrutura, com novas salas e espaço mais amplo, a capacidade de atendimento médico passará de 1.400 para 1.800 por mês.

Os serviços começaram em fevereiro e duraram cerca de sete meses, com troca de telhado e piso, pintura, instalação elétrica, hidráulica e rede em todos os ambiente, acessibilidade e ampliação das salas de vacina e de curativo, almoxarifado de insumos, farmácia e estacionamento de funcionários.

De um consultório de ginecologia sem banheiro, a unidade passará a ter dois, com banheiros. A sala de coleta laboratorial, antes compartilhada, passa a ser um espaço exclusivo. A UBS, que antes não contava com espaço de orientações, ganhou uma sala de demonstração de saúde.

O total de R$ 664 mil investido nas obras é resultado de recursos de emendas dos deputados Orlando Silva e Alex Manente (federais) e Delegado Bruno Lima (estadual), além de contrapartida do município.

Durante a reforma e ampliação, os serviços aos pacientes do posto de saúde foram remanejados para outras unidades, de acordo com espaços e equipamentos disponíveis.

Vacinação

Também no sábado, das 11h às 15h, a UBS Santa Tereza oferecerá vacina contra poliomielite. As crianças de 1 ano a 4 anos e 11 meses de idade devem receber a dose - mesmo aquelas que estão com a caderneta de vacinação em dia. Mais informações, aqui.

No mesmo horário, haverá atendimento em auriculoterapia, que é uma técnica terapêutica que utiliza sementes de mostarda (semelhante ao que é feito na acupuntura) em pontos da orelha para tratar e aliviar sintomas físicos e emocionais.

A UBS Santa Tereza fica na rua Kazumo Sumizono, 1.181, Jardim Santa Tereza. O horário de funcionamento da unidade será de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.