Mogi - A Prefeitura realizou, na manhã de ontem (22), a ação "Só um minutinho", que leva a conscientização sobre a necessidade de respeito às vagas de estacionamento para pessoas com deficiência. A intervenção foi feita na rua Coronel Souza Franco, no quarteirão entre as ruas Coronel Moreira da Glória e Doutor Deodato Wertheimer.

A ação faz parte das programações da Semana Nacional do Trânsito e do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta quarta-feira, dia 21 de setembro. O trabalho é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Copede).

Durante a intervenção, cadeiras de rodas foram colocadas em vagas de estacionamento. Em cada uma delas, um cartaz lembrava justificativas dadas por motoristas para pararem em vagas exclusivas sem ter o direito, como "é só um minutinho", "volto já", "é rapidinho", entre outras.

"As vagas exclusivas não são um privilégio. São um direito das pessoas com deficiência e estão em pontos tecnicamente definidos, de acordo com locais de interesse, estrutura de acessibilidade, entre outros fatores. O respeito a estas vagas é fundamental para termos uma cidade mais humana e acessível", afirmou a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Cristiane Ayres.

A programação da Semana Nacional do Trânsito, em Mogi, começou na segunda-feira (19/09) e vai até hoje (23). Neste ano, o tema da Semana Nacional de Trânsito é "Juntos salvamos vidas", que busca conscientizar a população sobre a necessidade da participação e da responsabilidade de todos, do pedestre ao motorista, para promover a segurança viária. A programação também tem o objetivo de promover a reflexão sobre a importância de medidas de segurança no trânsito e sobre os problemas do uso excessivo de automóveis e motocicletas.

Na segunda, ocorreu uma edição da Operação Direção Segura Integrada Municipal (ODSI) na avenida Francisco Rodrigues Filho, próximo ao Parque Centenário. A ação fez a distribuição de materiais de conscientização, com a participação de equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e da Guarda Municipal.

Já na terça-feira (20), foi realizada uma apresentação dos participantes do projeto "Educação para o Trânsito e Valorização da Vida", na Associação Madre Esperança de Jesus, no Jardim Piatã. O projeto será levado a todos os bairros de Mogi das Cruzes. Para encerrar as atividades, hoje (23), os Terminais Central e Estudantes receberão uma ação de conscientização voltada à segurança no trânsito, realizada em parceria com as empresas concessionárias do sistema de transporte coletivo.

Já pela programação em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, foi realizado nesta quarta-feira um seminário na Câmara Municipal, por iniciativa do grupo Multiplicando a Inclusão. Nesta sexta-feira a agenda terá continuidade, com a 1ª Paralimpíada Municipal, realizada no Parque da Cidade.