Mogi - A região central da cidade ganhou cores e muita música no domingo (18) com o Festival de Bandas e Fanfarras de Mogi das Cruzes, realizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes por meio da Secretaria de Educação. O talento de crianças e jovens de diferentes bairros encantou o público. As apresentações, no Largo do Rosário, reuniram os projetos de educação musical "Pra Ver a Banda Passar" e "Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola", promovidos pela Pasta.

A Banda Infanto-Juvenil de Mogi das Cruzes, composta por talentos das bandas escolares do projeto Pequenos Músicos, abriu o evento, sob a regência do maestro Allan Caetano, coordenador dos projetos de educação musical. "Mogi foi uma referência durante muito tempo na questão das fanfarras, o que mais queremos hoje é reviver e reativar todo esse processo cultura de nossa cidade. A fanfarra é mais do que música, é cultura, educação e cidadania", disse o prefeito Caio Cunha.

O Festival trouxe lembranças de quem já participou de fanfarras tradicionais da cidade, como a da EE Washington Luis e do Liceu Braz Cubas. Em sua primeira apresentação, o Grupo de Flauta Doce "Pra Ver a Banda Passar" conta com alunos de 16 escolas municipais que participam do projeto e encantou o público. O projeto, que completou 25 anos neste ano, atende 16 escolas municipais e 18 estaduais, formando grupos de bandas marciais, fanfarras, bandas musicais de marcha e bandas de instrumentos melódicos e percussão e também corpos coreográficos. O evento mostrou a integração entre as redes estadual e municipal.