Mogi - A Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência (Copede), em parceria com o Sesc Mogi das Cruzes, vai desenvolver, a partir de hoje (30), o curso "Café com Cidadania - Educação para Acessibilidade no território". O grupo que participará do ciclo é composto por 32 pessoas e já foi previamente inscrito, por meio de link disponibilizado pelo Sesc.
A atividade vem na esteira do 21 de setembro, que é o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência e abordará diferentes aspectos até o final do mês de outubro. Ao todo, serão cinco encontros, sendo dois presenciais e o restante e online. O intuito é promover a troca de saberes, a escuta da comunidade, organizações, instituições e poder público, que tenham no trabalho convívio com pessoas com deficiência, tratando reflexões sobre a temática da inclusão, acessibilidade e sobre os direitos do público PCD.
O primeiro encontro será presencial, hoje (30), das 15 às 17 horas, no Sesc Mogi e terá como foco cidadania e direitos das pessoas com deficiência. Já os três próximos, nos dias 6, 14 e 21, serão online e abordarão, respectivamente, a Lei Brasileira de Inclusão, a acessibilidade em todas as suas dimensões e a geração de emprego e renda. O quinto e último encontro será presencial no Sesc Mogi, também das 15 às 17 horas, e terá como tema cultura, lazer, esporte e comunicação acessíveis e inclusivos.
Ao longo de setembro, a Secretaria de Assistência e a Copede promoveram e participaram de diversas ações em alusão ao Dia da Luta da Pessoa Com Deficiência. Entre as ações, destaca-se o lançamento do programa Acesso, que busca inserir as pessoas com deficiência no mercado de trabalho, promovido em parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação.