Região - Os secretários de Estado de Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, e da Administração Penitenciária, Nivaldo Restivo, estiveram ontem em cidades da região. Costa esteve em Suzano e a programação previa também a visita ao Ação Cidadania em Movimento no Centro de Integração da Cidadania (CIC) de Ferraz de Vasconcelos. Restivo, por sua vez, esteve no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Mogi das Cruzes.

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), o objetivo da visita do secretário foi fiscalizar a unidade prisional. Ele foi acompanhado pelo responsável pela Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali), Nestor Pereira Colete Júnior, e pelo diretor do CDP de Mogi, Rodolfo Duarte Costa. Foram inspeciados a carceragem, um pavilhão habitacional do CDP e um raio (setor com celas para detentos) que atualmente está em reforma.

Em Suzano, o secretário de Justiça e Cidadania visitou o Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi), que funciona no subsolo do Paço Municipal. Além de secretários municipais e do prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, acompanharam a visita a delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Suzano, Silmara Marcelino; a coordenadora geral dos Cravis, Luane Natalle; e a presidente da Comissão da Mulher Advogada da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e coordenadora da Sala Rosa, Maria Margarida Mesquita.

A unidade suzanense é uma das 13 instaladas no Estado, e, segundo o secretário, é uma das mais bem avaliadas. Em dois anos de funcionamento, já foram realizados 2,6 mil atendimentos. O local, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, está sob gerência da Associação de Assistência à Mulher, ao Adolescente e à Criança Esperança (Aamae). Mais informações pelo telefone 4745-2180.