Mogi - O Podemos lançou na noite de anteontem candidaturas para a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal, em evento no Rancho Santa Fé. O vereador e presidente da Câmara Municipal de Mogi, Marcos Furlan (Pode), foi confirmado na disputa para deputado estadual, e Rodrigo Gambale (Pode), que é deputado estadual, disputa agora como federal. O encontro ainda contou com a presença do prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, também do Podemos, e a presidente nacional do partido, Renata Abreu, que busca o terceiro mandato na Câmara, e ainda o governador Rodrigo Garcia (PSDB), que busca a reeleição.

Furlan, oficialmente candidato à deputado estadual, destacou a importância da região ter representantes na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e na Câmara Federal para focar em políticas públicas, trazendo verbas e equipamentos públicos. Entre suas propostas, está fazer com que equipamentos como os que já existem em Mogi - Centro de Paradesporto, Centro de Lutas e Artes Marciais e a Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista - seja implementada na região do Alto Tietê e por todo Estado.

Assim como o presidente da Câmara, o prefeito de Mogi também ressaltou a importância de representantes no Legislativo estadual e federal, e que é importante que esse número seja maior que o atual. Hoje, a região conta com quatro deputados estaduais e cinco federais eleitos. Um deles é Rodrigo Gambale, que hoje está na Assembleia, e agora busca uma vaga na Câmara. Se eleito, a principal proposta de Gambale para a região são os projetos de geração de empregos.

O parlamentar, que tem base em Ferraz de Vasconcelos, também levantou a necessidade de abertura de mais Pronto-Atendimentos. "Assim a gente desafoga os hospitais, os utiliza como retaguarda e atende as pessoas". Gambale reforçou que o objetivo é uma parceria entre municípios e os governos do Estado e federal.

Estado

No cenário estadual, Cunha reforça a importância do estreitamento da relação do município com o governo do Estado."A reeleição do Rodrigo Garcia é muito importante para a nossa cidade. Ele já se mostrou próximo, mesmo com a guerra entre a nossa cidade e o Estado, ele aportou quase R$ 200 milhões", disse. 

Garcia reafirmou no evento seu compromisso com a região e informou que sua prioridade será ampliar o atendimento à saúde. O governador citou como exemplos o Hospital das Clínicas de Suzano, que deve ser aberto para a população ainda neste mês, e o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mogi, que recentemente passou a oferecer atendimento oncológico.  

Com os candidatos sendo oficializados pelo partido, Renata Abreu, presidente nacional da legenda e candidata a deputada federal por São Paulo, afirmou que nomes como Furlan e Gambale devem reforçar o time junto do prefeito Caio Cunha.