Mogi - Contação de histórias, circo, literatura, teatro e outras atividades culturais fazem parte das atividades desta semana do 1º Festival de Arte da Primeira Infância, uma iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, que está levando arte aos quatro cantos da cidade destinada aos pequenos mogianos. A programação começou no último sábado com a apresentação da Caravana Circo Corredor, no CEIM Ver. Alcides de Vicente, no Residencial Novo Horizonte.

A apresentação com números de números de palhaçaria, acrobacias, malabarismos, mágica e outras atrações encantou pais e crianças do bairro. "Eu gostei das brincadeiras, do palhaço, da princesa e dos príncipes", contou Maria Eduarda Araujo da Silva, 6 anos. A mãe da pequena, Andresa de Oliveira Araújo Silva, também se animou com o espetáculo. "Achei interessante porque é uma coisa que nunca teve aqui no bairro. Eu gostei também", disse. Além do circo, crianças e jovens do bairro também se apresentaram.

No domingo foi a vez de uma vivência técnica de arte no Parque da Cidade com a produção de tintas naturais, coleta folhas e estamparia de tecido. "Neste final de semana, tivemos as primeiras ações do festival abertas a toda a comunidade, possibilitando a interação de crianças, pais, cuidadores e público em geral. Por meio de imersão e vivências, todos puderam experimentar as conexões entre Arte e Educação. O mesmo preceito será desenvolvido dentro das escolas, visando aproximar o público ao mundo das expressões artísticas de modo leve, interativo e lúdico" afirmou Kelen Chacon, secretária municipal de Cultura e Turismo.

A programação do Festival hoje será nas escolas. Alunos da EM Profª Florisa Faustino Pinto, no Oropó e no CEIM Prof Cácio Costa Neves participarão de uma atividade de contação de histórias. Amanhã as atividades serão em duas creches na mesma região e também em duas unidades escolares em Cezar de Souza. A apresentação "Viagem Literária" será apresentada no mesmo dia em duas sessões no Theatro Vasques, às 9 e às 14 horas. A atração terá contação de história, jogos e brincadeiras. Os ingressos devem ser retirados no local.

As atividades seguem até o dia 31 de agosto e visam ofertar diferentes linguagens artísticas. Mais informações pelo site da Secretaria de Cultura, pelo telefone 4798-6900, e-mail [email protected] ou ainda presencialmente na sede da secretaria, que fica no Casarão do Carmo e atende de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16h30.