Guararema - O Festival de Inverno teve suas atividades culturais, musicais e gastronômicas, encerradas no último domingo. O balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Associação Comercial de Guararema, demonstra que mais de 70 mil pessoas participaram do evento, seja das atrações no Espaço Gastronômico ou nas diversas ações culturais e de música em toda a cidade.
Neste ano, o Festival aconteceu às terças; quintas e sextas-feiras; além dos sábados e domingos, totalizando 24 dias de atividades diversas, com uma programação com mais de 50 atividades artísticas e culturais distribuídas em 4 palcos pela cidade: o Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Mello, a Vila de Luís Carlos, a Estação Literária Prof. Maria de Lourdes Évora Camargo e a Igreja Matriz. Além da famosa Feira Gastronômica da Associação Comercial.
Em um levantamento com 250 entrevistados, 65% eram turistas (20% de São Paulo, 15% de Mogi das Cruzes e outros 30% de outras cidades), enquanto 35% eram moradores de Guararema. Foi registrada também a presença de estrangeiros nas atrações, principalmente turistas do Uruguai e Argentina.
Os dados também demonstram que mais da metade dos entrevistados já haviam visitado Guararema (51%). Quanto à hospedagem dos turistas, 25% afirmaram estar hospedados entre 2 e 5 dias sendo que, do total de pessoas ouvidas, 82% deram nota máxima em relação à infraestrutura da cidade.
A unanimidade se deu quando questionados se indicariam a cidade e o Festival de Inverno de Guararema para outras pessoas, visto que 100% dos entrevistados afirmaram positivamente.
Com foco na geração de renda, fortalecimento do comércio local e do setor turístico, o Festival de Inverno contou com mais de 170 profissionais envolvidos no espaço gastronômico, participação de mais de 44 artistas, sendo a grande maioria, profissionais locais e investimento de cerca de R$ 200 mil reais em estrutura e programação.