Com exceção de Mogi das Cruzes, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) é integralmente responsável pela prestação de serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgotos em toda a Região do Alto Tietê. Em sua divisão administrativa, os municípios de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Salesópolis e Suzano são atendidos pela unidade do Alto Tietê, enquanto a do Vale do Paraíba abarca Guararema e Santa Isabel.
Já em Mogi, com quem a companhia mantém contrato de venda, 60% da água distribuída a 99% da população é de produção própria do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), enquanto os demais 40%, cerca de 550 litros por segundo, são comprados da Sabesp. Quanto ao serviços relacionados ao esgoto, a Região Leste da cidade é atendida pela autarquia municipal, enquanto a companhia estadual trata os resíduos das regiões Centro e Oeste. No total, coleta-se 94% do esgoto, de que trata-se 64%.
A respeito dos índices de distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto (em relação ao montante coletado), nesta ordem, nas nove cidades atendidas integralmente pela Sabesp, veja os dados na tabela nesta página.
No mais, a Sabesp informa investimentos para a região de R$ 800 milhões para os próximos 10 anos, sendo a maior parte - em torno de R$ 700 milhões - destinada a obras de ampliação de sistemas de esgotamento sanitário, com implantação de redes, coletores, interceptores e estações elevatórias. O restante deve ser aplicado na ampliação do abastecimento e reservação de água.