Mogi - Cinco integrantes da Câmara Municipal começam o mês de agosto como candidatos homologados por seus respectivos partidos para a disputa da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
O primeiro nome a ser confirmado foi da vereadora Fernanda Moreno (MDB), na convenção estadual do dia 20 de julho, homologando-a como pré-candidata a deputada estadual. Na ocasião, a executiva estadual assinalou pelo apoio à candidatura estadual de Rodrigo Garcia (PSDB) ao governo do Estado. Fernanda fará parte dos 61 candidatos da legenda à Assembleia Legislativa.
O Partido Liberal (PL) realizou sua convenção no mesmo dia, em formato virtual, onde foi confirmado o nome de Clodoaldo Aparecido de Moraes (PL) para a disputa a deputado estadual. O vereador mogiano faz parte dos 65 integrantes de seu partido que tentarão ocupar as cadeiras do Legislativo estadual, e apoiarão a reeleição de Jair Bolsonaro (PL) para presidente e a eleição de Tarcísio de Freitas ao governo do Estado.
No dia 23 de julho, Juliano Botelho (PSB) foi confirmado como candidato, em convenção realizada na sede da Assembleia Legislativa do Estado. A convenção apoiou o nome de Fernando Haddad (PT) ao governo do Estado.
O presidente da Câmara, Marcos Furlan (Pode), teve seu nome referendado por seu partido na convenção do dia 24 de julho. A legenda também ratificou seu apoio no estado à reeleição de Rodrigo Garcia. Furlan fará parte dos 71 candidatos a deputado estadual.
O último nome confirmado foi o de Inês Paz (PSOL), em convenção realizada no último sábado. O partido referendou o nome de Fernando Haddad ao governo do Estado.
Durante o período pré-eleitoral, foi cogitado o nome de Edson Alexandre (MDB), o Edinho do Salão, para a disputa a deputado federal, mas ele retirou seu nome da disputa durante a convenção estadual.
Segundo a legislação eleitoral, o prazo para inscrição dos candidatos ao Legislativo estadual e federal termina amanhã. O primeiro turno das eleições para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual está marcado para o dia 2 de outubro.