Alto Tietê - Um levantamento do Grupo MogiNews/DAT apontou que pouco mais de 7,7% das mais de 4 milhões de doses das vacinas contra o novo coronavírus (Covid-19) foram aplicadas na população nas quatro doses recomendadas pelas autoridades de saúde.

O levantamento levou em conta os números oficiais da plataforma VaciVida, que apura a imunização junto com as Secretarias de Saúde dos 645 municípios do Estado. Neles, constam os números de doses aplicadas para dose única, primeira e segunda dose obrigatórias, além das doses de reforço já autorizadas pelo Programa Estadual de Imunização (PEI).

Na somatória das dez cidades da região, incluídas na Diretoria Regional de Saúde I (DRS-I), foram 4.044.494 doses aplicadas até o início da tarde de ontem. Destas, 886.161 foram para a primeira dose de reforço (terceira dose), no início do ano, e 314.997 para a segunda dose de reforço (quarta dose). Proporcionalmente, apenas 21,91% das doses foram para o primeiro reforço na região, e 7,78% para o segundo reforço.

Segundo o governo do Estado, a cidade com o maior número absoluto de imunizados com três doses na região é Mogi das Cruzes, com aproximadamente 257,4 mil pessoas, seguida de Itaquaquecetuba, com 181,6 mil, e de Suzano, com 170,6 mil. Já na aplicação das quatro doses, Mogi se destaca com 91,7 mil vacinados, Suzano com 63,4 mil e Itaquá com 57 mil, respectivamente.

Procura nas cidades

A Prefeitura de Mogi reforçou em nota que a quarta dose já se encontra disponível para adultos com 30 anos ou mais, e que em seus cálculos a campanha já alcançou 92.741 pessoas. "A procura está maior, sobretudo diante de novas inclusões como crianças de 3 e 4 anos", afirmou.

Suzano, por sua vez, informou que o imunizante está disponível para pessoas interessadas a partir dos 30 anos, e que 58,9 mil pessoas já foram protegidas contra a Covid-19, mas que houve uma queda na procura nos postos entre os meses de junho e julho, com cerca de 8 mil aplicações a menos no período.

Na cidade de Poá, a Secretaria de Saúde reforçou que a vacinação contra a Covid-19 está permitida para pessoas acima de 30 anos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) a partir das 9 horas, e que 23.579 pessoas foram protegidas. Segundo a Prefeitura, a busca segue em ritmo normal.

A Prefeitura de Itaquaquecetuba destacou que segue com a vacinação para o grupo com mais de 35 anos, e que este grupo recebeu 14.840 doses. De acordo com a administração municipal, houve um aumento significativo na comparação com etapas anteriores.