Região - Os postos do Poupatempo na região realizaram 135 mil atendimentos presenciais no primeiro trimestre deste ano, de acordo com a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodesp), administradora do programa. Entre os serviços mais solicitados nas unidades estão para emissão da primeira ou segunda via de RG, com 63,3 mil solicitações, e para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com 20,1 mil registros.
No Alto Tietê, as cidades que possuem postos do Poupatempo são Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Santa Isabel e Suzano. Entre elas, Itaquá registrou o maior número de atendimentos presenciais nos primeiros três meses do ano, com 45.332 atendimentos. Em segundo lugar por número de atendimentos ficou a cidade de Suzano, com 43.898 registros de serviços prestados; seguida de Mogi, com 35.999; Ferraz, com 7.061; e Santa Isabel, com 2.712.
Apesar de ter o maior número total de atendimentos, Itaquá ficou em terceiro lugar, entre os postos da região, no número de solicitações de RG e CNH, com 17.892 e 3.423 documentos emitidos, respectivamente. Já Suzano ficou em segundo lugar no número total de atendimentos, mas foi a cidade com maior número de solicitações da primeira ou segunda via de RG, com 20.789 pedidos.
No ranking das solicitações para primeira via da CNH, Suzano ficou em segundo lugar, com 4.935 pedidos do documento. Mogi foi a cidade com maior número de solicitações de CNH na região, com 9.022 pedidos entre janeiro e março. No número de pedidos para emissão de RG, ficou com o segundo lugar com 18.526 solicitações.
A unidade do Poupatempo em Ferraz ficou em penúltimo lugar, tanto nos atendimentos totais, quanto nas solicitações principais, quando comparada aos outros postos da região. No local, foram 4.374 solicitações de RG e 2.206 de CNH. Em último lugar em número de atendimentos totais e solicitações ficou o município de Santa Isabel, com 1.776 pedidos de RG e 575 de CNH.
Poupatempo online
Os serviços solicitados de forma online no Poupatempo registraram mais de 22 milhões de atendimentos no Estado de São Paulo, apenas no primeiro trimestre deste ano, segundo a Prodesp. O resultado representa 85% de todos os serviços prestados pelo programa. Ao todo de janeiro a março foram registrados mais de 25,8 milhões de serviços, incluindo os presenciais e onlines.
Dos serviços oferecidos pelo site, totens de autoatendimento e aplicativo do Poupatempo, segundo a administradora do programa, os mais procurados foram de carteira de vacinação digital contra a Covid-19, pesquisa de pontuação, licenciamento digital (CRLV), consulta de Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e solicitações de RG e CNH.
Para ser atendido presencialmente é necessário agendamento prévio pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br, pelo aplicativo do serviço ou nos totens de autoatendimento.