Mogi - A Prefeitura iniciou um grande mutirão nos cemitérios para retirada de embalagens, copos, garrafas, sacos plásticos e outros recipientes que possam acumular água e servir de criadouro para o Aedes aegypti.

Os agentes do Núcleo de Prevenção e Controle das Arboviroses estiveram anteontem no Cemitério São Salvador, no Parque Monte Líbano, e, ontem, o trabalho foi realizado no Cemitério da Saudade, em Braz Cubas.

Os mutirões são realizados tradicionalmente após o Dia de Finados e, neste ano, também antecipam as ações da Semana Estadual de Mobilização das Arboviroses, programada para o período de 8 a 12 de novembro.

O objetivo da Semana de Mobilização é lembrar a população que os cuidados em casa e no trabalho devem fazer parte da rotina de todos, com cuidados permanentes como remover pratos de plantas, cuidar de piscinas, manter caixas d'água fechadas e eliminar todos os recipientes ou situações que permitam o acúmulo de água parada.

Na próxima semana, as orientações serão reforçadas nas visitas casa a casa e também nas salas de espera de unidades da Estratégia Saúde da Família e Postos de Saúde.

O Aedes aegypti transmite doenças graves como dengue, chikungunya e zika, podendo se reproduzir em qualquer situação que permita o acúmulo de agua parada. Os últimos levantamentos realizados na cidade mostraram que o principal problema continua sendo recipientes móveis, ou seja, todo tipo de material que deveria ser removido dos imóveis.

A dengue é uma doença causada por vírus transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia por meio da picada do mosquito Aedes aegypti. Neste ano, até o momento, Mogi das Cruzes registrou 84 casos da doença.

Quem tiver alguma dúvida sobre os cuidados que precisam ser tomados pode entrar em contato com o Núcleo de Controle de Arboviroses por meio do telefone 4794-4343. Já as denúncias devem ser registradas na Ouvidoria da Saúde pelo telefone 162.