Mogi - Sete unidades de saúde estarão abertas amanhã para coleta de Papanicolau e outros serviços de promoção à saúde da mulher: Jardim Ivete, Braz Cubas, Jardim Maricá, Vila Suíssa, Nova Jundiapeba, Jardim Camila e Pró-Mulher. Haverá, ainda, uma ação especial de atendimento itinerante no Conjunto Jéfferson, em Cezar de Souza, com coleta de Papa e exames de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), das 9 às 15 horas.

A programação faz parte da Campanha Outubro Rosa, que promove conscientização sobre câncer de mama, câncer de colo de útero e outras doenças comuns ao público feminino. O Fundo Social de Solidariedade também está desenvolvendo diversas atividades para marcar a importância da prevenção, do autoexame e da solidariedade: https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/dia-d-com-cabelegria-encerra-a-programacao-do-outubro-rosa-beneficiando-a-ong-com-doacoes .

Os exames de mamografia, carro-chefe do Outubro Rosa, estão sendo ofertados durante todo o mês e podem ser solicitados em qualquer unidade básica de saúde para mulheres de 40 a 69 anos. Já o Papanicolau, indicado para prevenir o câncer de colo de útero, deve ser feito anualmente por mulheres de qualquer idade, a partir do início da atividade sexual. Em todas as unidades de saúde é possível realizar o exame, bastando consultar os profissionais sobre o esquema adotado ou agendamento na unidade mais próxima de sua residência.

Em algumas unidades, a coleta pode ser feita sem agendamento, mas todas as mulheres devem seguir as orientações para realizar o exame: não ter usado creme vaginal nos últimos sete dias; não ter mantido relações sexuais nos últimos três dias; não estar menstruada; realizar higiene normal de rotina.

Planejamento familiar

A Secretaria Municipal de Saúde está completando, nesta semana, 133 pacientes assistidas com DIUs - Dispositivos Intrauterinos. O procedimento integra as ações do Programa de Planejamento Familiar, retomadas no final de setembro pelas mulheres que já aguardavam pelo procedimento antes da pandemia.