Guararema - O município é líder no ranking do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) do Alto Tietê (integrado por 11 municípios) e de toda a Região da Grande São Paulo (integrada por 39 municípios). No levantamento de 2021, o município ficou com nota 5,7, a mesma do Estado de São Paulo (que obteve a maior nota do Brasil, no comparativo com os demais Estados) e acima do patamar nacional (nota 5).

Levando em conta dados que indicam a qualidade do ecossistema de Educação de um determinado território, o índice analisa as oportunidades educacionais ofertadas para melhores oportunidades para o sucesso educacional das crianças, adolescentes, jovens e adultos.

"O IOEB engloba dados da Educação Infantil ao Ensino Médio de todas as Redes Educacionais que estão presentes no Município: Estadual, Municipal e Privada. Enquanto responsáveis pela Rede Municipal de Ensino, nossa contribuição para o alcance desse resultado pode ser resumida em trabalho", explicou a secretária de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes. "Trabalhamos para ofertar formação continuada a todos os profissionais, que tem se traduzido no alcance de um IDEB histórico para a cidade (7,2 - última apuração). Oportunizar Educação de qualidade é a nossa grande meta", completou.

O IOEB é construído a partir da combinação de indicadores que se mostraram estatisticamente significativos para sintetizar o conceito de oportunidades educacionais ofertadas como os indicadores de resultado educacional (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)) e os indicadores de insumos e processos (escolaridade dos professores; número médio de horas aula/dia; experiência dos diretores; matrículas do Ensino Médio e taxa de atendimento na Educação Infantil nas redes públicas).