O mais recente levantamento dos números da violência no Alto Tietê pela Secretaria de Estado da Segurança Pública revelou um dado alarmante - o número de casos de violência sexual, envolvendo estupro de mulheres adultas e de vulneráveis quase dobrou entre os meses de agosto e setembro - o número nas cidades de Arujá e Itaquaquecetuba mais que triplicou na comparação com os números de agosto deste ano.
Em Agosto, as dez cidades da região registraram um total de 24 casos de estupro, enquanto que no último mês foram 45 - um aumento de 87,5%. Embora na comparação com os dados registrados em setembro de 2020 a região tenha apresentado um viés de queda de 16,66% (quando foram 54 crimes registrados), algumas cidades tiveram crescimento expressivo na comparação com agosto. Em duas cidades o aumento foi de 250% - Arujá (de dois para sete crimes) e Itaquaquecetuba (de quatro para 14). Em Mogi das Cruzes, o aumento de 150% - de quatro para dez crimes cometidos contra mulheres e vulneráveis.
Já em relação ao número de homicídios, a região manteve os mesmos números absolutos de agosto, com seis assassinatos registrados pelas autoridades. Em setembro, os crimes ocorreram nas cidades de Suzano (três), Itaquaquecetuba (dois) e Poá (um homicídio).
No indicativo do número de roubos, o Alto Tietê teve uma queda de 12% nos casos registrados, caindo de 783 em agosto para 689 em setembro. Itaquá mais uma vez liderou os casos de roubos na região, com 245 registros; Suzano esteve em segundo lugar com 135 e Ferraz de Vasconcelos, com 111. Mogi das Cruzes teve 81 roubos diversos registrados pela pasta estadual de Segurança Pública, enquanto que Poá teve 73.
Nos levantamentos do governo do Estado, a cidade de Salesópolis segue como uma das cidades com menores índices de violência no Alto Tietê. A cidade não registrou roubos, casos de estupro ou homicídios pelo segundo mês consecutivo: desde o início do ano, a cidade registrou quatro roubos, um homicídio e nenhum caso de violência sexual.
ATIVIDADE POLICIAL
O desempenho dos agentes de segurança na região do Alto Tietê também teve destaque no levantamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública em setembro, com a somatória de 79 ocorrências de tráfico de entorpecentes registradas nos dez municípios da região, 243 prisões em flagrante e 812 inquéritos policiais abertos.
Na atividade policial, a cidade de Mogi das Cruzes foi destaque em setembro, com o maior número de ocorrências de tráfico abordadas (25), pessoas presas em flagrante (70) e inquéritos policiais abertos (271).