Os alunos da Escola Estadual Dagoberto José Machado, de Mogi das Cruzes, devem voltar às aulas presenciais em um ambiente restaurado. Isso porque a unidade tem feito parte do projeto "Embelezamento na Escola", que consiste na realização de pinturas e no aprimoramento da jardinagem. É importante frisar que ainda não há uma data definida para o retorno às atividades presenciais.
De acordo com a diretora da escola, Geane Batani Bento, com a pandemia do novo coronavírus, os alunos ficaram muito tempo afastados. Por este motivo o retorno deve ser acolhedor, aconchegante, saudável e, principalmente, preparado para evitar a dissipação do vírus. "Nossa escola é estadual, portanto, recebe recursos dos governos Estadual e Federal. Com o repasse da Associação de Pais e Mestres, fazemos o planejamento financeiro e priorizamos as principais necessidades. Neste ano, foi a pintura", afirmou.
Segundo Geane, 40% do valor total foi destinado às pinturas e o restante será investido em materiais e demais serviços de manutenção, como a jardinagem. "Também colocaremos a placa de indicação da escola, com o logo do Governo e do Programa de Ensino Integral. Estamos fazendo o possível para que, em breve, esteja tudo pronto", acrescentou.
A escola faz parte do Programa de Ensino Integral, em que os alunos passam cerca de 8 horas diárias na unidade. O Programa possui premissas e princípios, como a valorização do projeto de vida do aluno, focado em formar pessoas preparadas, sendo protagonistas de sua formação.