"Será uma nova fase. O Centro de Convenções e Eventos, com auditório, suporte para receber o público e outras melhorias significa um novo período para o parque Leon Feffer. Espero que seja o reinício de outras benfeitorias futuras". Essa é a projeção do ex-prefeito e ex-deputado federal, Junji Abe, se referindo à construção do novo espaço cultural que será construído no local. Ele foi o principal idealizador do parque às margens da avenida Valentina Mello Freire Borenstein, no distrito de Braz Cubas. 
"Apesar da grandiosidade do parque, esteve por muitos anos esquecido, para não dizer abandonado. Fico muito feliz que o Marcus Melo (prefeito de Mogi das Cruzes) tome os cuidados necessários com essa importante área de lazer", completou Junji Abe. Enquanto deputado, em 2018, Abe angariou os recursos necessários para a construção do Centro de Convivência e Eventos, além de ser prefeito quando o parque foi idealizado, em 2001.
Durante assinatura da ordem de serviço para início das obras do empreendimento, nesta semana, o prefeito Marcus Melo destacou o relevante trabalho de Abe para que o projeto ocorresse. "A construção deste Centro de Convenções acontecerá graças ao apoio do ex-prefeito e ex-deputado federal Junji Abe, que construiu o Parque Leon Feffer em sua primeira gestão", disse na oportunidade. O evento teve a participação de Abe.
O ex-prefeito contou sobre os motivos que levaram à construção do parque. Segundo ele, com a proibição da livre visitação ao Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello, conhecido como Chiquinho Veríssimo, na Serra do Itapeti, o município necessitava de um espaço público com o contato com a natureza. "É um parque emblemático, a iniciar pela origem da ideia, que foi, de certa forma, substituir outro parque de extraordinária simbologia", explicou o ex-prefeito. "Extremamente convidativo para as famílias mogianas, principalmente as mais humildes, seja de Braz Cubas, Jundiapeba, Cezar de Souza", concluiu, ao se referir ao Leon Feffer.
A obra
Com investimento de R$ 2.025.882,44 e prazo de execução de 12 meses, o Centro de Convenções e Eventos do parque Leon Feffer terá 1.080 metros quadrados e será um novo espaço para receber eventos da variada programação cultural de Mogi das Cruzes.
A empresa vencedora da licitação pública para a construção da obra foi a Piacon Construtora. O equipamento será construído próximo ao estacionamento e terá área de 1.084 metros quadrados. A edificação terá dois blocos, sendo um grande galpão - o salão de eventos - com altura interna livre (pé-direito) de 6,25 metros e área de 750 metros quadrados, além de um bloco mais baixo para as áreas de apoio. Esse segundo bloco terá entrada coberta, hall e sanitários públicos (com acessibilidade), cozinha e áreas de apoio, depósito e vestiários de funcionários.
Recentemente
Reaberto ao público desde o dia 20 de julho, o Parque Leon Feffer funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas, e possui medidas de segurança reforçadas de prevenção contra o coronavírus, como pontos de distribuição de álcool gel, controle de público na entrada (máximo de 800 pessoas por dia) e faixas de orientação ao público. Além disso, o parque vem incorporando novos equipamentos ao longo dos anos. Além do Viveiro de Mudas, reaberto em 2018 e que proporciona espécies gratuitas à população, o Leon Feffer passou a abrigar em julho a 5ª Companhia da Polícia Ambiental, que se mudou para lá após deixar a antiga sede, localizada no Centro Esportivo do Socorro, cuja área foi disponbilizada para o Sesc.