Compartilhe
A Campanha de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada pelo Ministério da Saúde para o final de junho. Inicialmente, as ações terminariam nesta sexta-feira, mas o baixo índice de imunização do grupo de risco motivou a Pasta nacional a adiar o fim da campanha. A ideia é ter, pelo menos, 90% do grupo de risco vacinado contra a doença. A prorrogação é válida para todo o Brasil.
De acordo com os dados do Ministério da Saúde, em 2019 foram internadas 4.781 pessoas em todo o país com síndrome respiratória aguda grave por Influenza e, destes casos, 888 pessoas morreram, sendo a metade pelo H1N1. Em 2020 foram internadas, até 25 de maio, 168.676 pessoas por síndrome respiratória aguda grave, das quais 31% dos casos foram por coronavírus (Covid-19) e os demais por outros vírus, entre eles o vírus da gripe.
Em Suzano, Segundo a Vigilância Epidemiológica, até o ontem foram aplicadas 69.470 doses da vacina e a imunização total dos grupos prioritários chegou a 86,6%.
Do público-alvo da campanha, apenas idosos e trabalhadores da Saúde alcançaram a meta, com 142% e 102%, respectivamente. Os índices superiores à totalidade representam que indivíduos de outras cidades receberam a dose em Suzano ou então poderiam indicar defasagem na estimativa da quantidade de integrantes. Na sequência aparecem puérperas (45,8%), gestantes (40,2%), crianças maiores de seis meses e menores de 6 anos (39,9%) e pessoas com idade entre 55 e 59 anos (33,5%).
"Essas pessoas estarão protegidas e a velocidade da transmissão da doença poderá ser reduzida, principalmente neste período de temperaturas mais baixas", comentou o secretário de Saúde de Suzano, Luis Claudio Guillaumon.
Para receber a dose da vacina, que previne contra três tipos do vírus Influenza (H1N1, H3N2 e B), é preciso apresentar documento pessoal com foto e, se possível, caderneta de vacinação, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 15h30, em uma das 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs). Suzano ainda tem postos com atendimento em período estendido, até as 20 horas, no Jardim Maitê (terças-feiras) e no Jardim Europa (segundas e quartas-feiras).
Por sua vez, Mogi das Cruzes, até a sexta-feira passada, aplicou 109.131 doses de vacina contra a gripe, mas, assim como Suzano, somente dois grupos de idosos e trabalhadores de saúde atingiram o índice de cobertura esperado. Os demais ainda estão abaixo das metas.
Diante disso, a Prefeitura está convocando todos os grupos contemplados ainda não vacinados a comparecerem o mais breve possível aos postos de saúde. A vacina está disponível em todas as unidades, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30.
"As baixas coberturas vacinais nos diversos grupos contemplados é motivo de preocupação, sobretudo diante da mudança climática e aproximação da estação sazonal para circulação do vírus Influenza, que é o inverno", explicou a médica da Vigilância Epidemiológica Municipal, Tereza Nihei.
Segundo ela, neste ano, a preocupação é ainda maior devido à pandemia de Covid-19 que apresenta sinais e sintomas semelhantes à gripe em seus quadros mais leves.
Cidades
Inscrições estão abertas para palestras e eventos do Junho EcoSustentável
Cidades
Ferraz de Vasconcelos entra no Clima da Copa do Mundo
Cidades
Câmara de Arujá prestigia início das obras de escola estadual no Jardim Emília
Cidades
Em 2025, Suzano contribuiu para retirar mais de 44 mil pessoas da linha da pobreza