A construção da futura Clínica da Família, no Jardim Revista, já atingiu 60% de conclusão. A avaliação foi feita pela Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae) da Prefeitura de Suzano, que acompanha o andamento da obra. Os trabalhos são realizados com todas as medidas de prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19) observadas aos operários. A previsão é de que os serviços sejam finalizados no segundo semestre de 2020, conforme estipulado em contrato.
De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, que elaborou o projeto, a nova cobertura está pronta e o piso de granilite foi fundido e será lixado no final da obra. Os serviços de revestimento externo e de instalação dos sistemas elétrico e hidráulico estão em andamento atualmente. Em seguida, haverá a recuperação das paredes e o término do cercamento do imóvel.
A empresa responsável pela construção é a PS Engenharia, com investimento de
R$ 1.477.751,20. A implantação da Clínica da Família, que ficará na rua Guarani, altura do número 200, ocorre na antiga obra da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Revista, que foi paralisada em 2012 e ficou abandonada até a retomada pelo atual governo municipal, em dezembro do ano passado.
Segundo a Secretaria de Saúde de Suzano, quando pronta, a unidade vai atender pacientes da região norte com clínico geral, ginecologista, dentista, psicólogo e fisioterapeuta. Também haverá exames laboratoriais e de imagem. O atendimento deverá ocorrer 12 horas por dia, de segunda a sexta-feira, e talvez até aos sábados, dependendo da demanda.
A Clínica da Família possui uma área de 940 metros quadrados e terá 12 consultórios, salas de raio-x, ultrassonografia, mamografia, eletrocardiograma, esterilização, administrativa, de espera e de reuniões, área de fisioterapia, recepção, copa, vestiários e sanitários.
"Estamos certos de que será um ganho e tanto não só para a região norte como também para toda a cidade, já que significará mais uma opção de atendimento de qualidade para os munícipes e ajudará a desafogar a demanda nas outras unidades. O nosso objetivo é oferecer esse serviço à população ainda neste ano", destacou o secretário de Saúde de Suzano, Luis Claudio Guillaumon.