Lidar com a distância em relacionamentos amorosos pode ser simples para uma parte dos casais, mas para outra, esse novo jeito de levar a relação, se transformando em um namora a distancia, pode não ser tão fácil.
Exercitar a comunicação é uma das melhores medidas para este momento. Mesmo que não estejam presentes de forma física, se fazer presente lançando mão de conversas positivas é um dos melhores meios para suportar o isolamento. "A quarentena pode fortalecer muitos casais, tudo depende dos conflitos existentes, das estratégias utilizadas a fim de resolvê-los e da maturidade deles", explicou a psicóloga Sara Carlos da Silva.
Em contrapartida, este é um período de sentimentos intensos, como o medo do desconhecido e a incerteza quanto ao futuro, o que pode favorecer a existência de conflitos.
A comunicação é importante pois é por meio dela que os problemas podem ser sanados. "É desta forma que compartilhamos o que sentimos, pensamos e temos conhecimento da percepção do outro. É preciso saber ouvir e respeitar o ponto de vista do outro e escolher as palavras adequadamente de modo a não feri-lo", aconselhou Sara.
Enfrentar a saudade corriqueira pode ser mais fácil, o problema é quando o Dia dos Namorados ocorre enquanto o mundo passa por um dos momentos mais complicados em relação à saúde da população, nessas horas vale aquele telefonema de madruga, a videochamada logo pela manhã ou a troca de mensagens para diminuir um pouco a ansiedade e lembrar que, mais cedo ou mais tarde, os beijos e abraços estarão de volta. (T.M.)