O número de pessoas mortas pelo coronavírus (Covid-19) subiu para 103 ontem com as confirmações de Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Santa Isabel, cada uma com um caso de óbito. Os demais municípios do Alto Tietê não registraram falecimentos em decorrência do coronavírus ontem. Em Ferraz a morte foi de um homem de 102 anos, o morador da região mais velho a falecer em razão da Covid-19. Em Itaquá a morte foi também de um homem, 53, e em Santa Isabel a vítima foi uma mulher, 61.
Com essa atualização divulgada ontem pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Mogi das Cruzes registra 22 mortes, apenas uma à frente de Itaquá. Suzano tem 21 casos confirmadas e Ferraz, com os dados de ontem, agora soma 15. Fechando o grupo das cinco cidades mais populosas da região, o G5, aparece Poá, com oito casos.
Nos municípios com menos habitantes, Santa Isabel aparece em primeiro com sete mortes, seguida de Arujá com quatro. Guararema, com dois, e Salesópolis com um fecham a lista. Biritiba Mirim não registrou nenhum óbito por coronavírus.
Apesar disso, nas 12 cidades que compõem o Condemat, entre elas Guarulhos e Santa Branca, 1.851 pessoas tiveram o diagnóstico confirmado de coronavírus d esde março. Desse total, 194 morreram em decorrência da doença. A metade dos infectados, no entanto, já está na estatística de recuperados, que ontem ultrapassou os 900 pacientes.
Os dados divulgados pelas Vigilâncias Epidemiológicas Municipais apontam que 50% das pessoas infectadas pelo coronavírus (casos confirmados) conseguiram se curar e já tiveram alta, o que corresponde a 927 pacientes.
As cidades com os maiores índices de pacientes recuperados são Guarulhos (480 pacientes), Mogi das Cruzes (140) e Itaquá (116).